-
About Research in the Arts: a lover’s discourse||De la Recherche en Arts: un discours amoureux||Sobre a Pesquisa nas Artes: um discurso amoroso
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper is the result of an exercise of experimental re-writing and analogical thinking which had as an aim to open a new perspective on research in the arts. In terms of method, the different figures of love in Barthes’ A Lover’s Discourse are forced to talk about the relationship of researcher and object of study. This analogy allows us to find quality parameters based on a scale of values different to the hegemonic ones in the academy (productivity, competitiveness, innovation). These new parameters might constitute a solid ontological basis to build a new politics of artistic research in the academy that allow a radical reconsideration of processes of artistic research. ||Ce texte découle d’un exercice de réécriture expérimentale et d’une pensée analogique visant à ouvrir une nouvelle perspective sur la recherche en arts. Sur le plan méthodologique, il s’agissait de faire dialoguer les différentes figures de l’amour dans l’ouvrage Fragments d’un discours amoureux, de Roland Barthes, au sujet de la relation entre chercheur et objet d’étude. Cette analogie nous permet de révéler des paramètres de qualité alternatifs aux échelles de valeurs actuellement hégémoniques au sein de l’université (productivité, compétitivité, innovation). Ces nouveaux paramètres pourraient constituer une base ontologique solide pour le développement d’une nouvelle politique de recherche artistique à l’université, nous permettant un réexamen radical des processus de recherche artistique. ||Este artigo resulta de um exercício de reescrita experimental e de um pensamento analógico cujo objetivo era abrir uma nova perspectiva sobre pesquisa nas artes. Metodologicamente, as diferentes figuras de amor no livro Fragmentos de um Discurso Amoroso, de Barthes, são levadas a conversar sobre a relação entre pesquisador e objeto de estudo. Essa analogia nos permite encontrar parâmetros de qualidade baseados em uma escala de valores diferentes dos hegemônicos na academia (produtividade, competitividade, inovação). Esses novos parâmetros podem constituir uma sólida base ontológica para a construção de uma nova política de pesquisa artística na academia que permita uma reconsideração radical dos processos de investigação em artes.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Pérez Royo (Universidad de Zaragoza – Zaragoza, Espanha), Victoria
Data
13 de outubro de 2022
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Estudos da Presença
Fonte
Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 5 No. 3 (2015): set./dez. 2015; 533-558 | Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 5 No. 3 (2015): set./dez. 2015; 533-558 | Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 5 No 3 (2015): set./dez. 2015; 533-558 | Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 5 n. 3 (2015): set./dez. 2015; 533-558 | 2237-2660
Assuntos
Pesquisa Artística | Amor | Analogia | Ética de Pesquisa | Subjetividade | Artistic Research | Love | Analogy | Ethics of Research | Subjectivity | Recherche Artistique | Amour | Analogie | Éthique de la Recherche | Subjectivité
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion