-
“Abrir as janelas e deixar o Brasil entrar”: o regional e universal nos álbuns Orquestra popular de câmara e Danças, jogos e canções
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper aims to analyze two Orquestra Popular de Câmara’s albums: “Orquestra popular de câmara” (1998) and “Danças, jogos e canções” (2003)”, considering that these phonograms have a strong relation with the independent record label Núcleo Contemporâneo, whose founders are also members of the orchestra. Accordingly, the hypothesis of this work suggest that Núcleo Contemporâneo consolidated itself, in administrative terms, because of decentralized and autonomous production strategies; aesthetically, the record label was influenced by the phenomenon of World Music, which demonstrate interested in “Other” through conciliation between different cultures. We choose a qualitative research method, considering the journalistic critic about the albums and data collected in interviews with some musicians. As a result, our objective is demonstrate how these phonograms are responsible for inaugurate a aesthetic thread and a autonoms production mode in the context of phonographic industry in the 1990’s second half and the early 2000, but that still drive the record label until today.||Este artigo tem como objetivo analisar os álbuns Orquestra popular de câmara (1998) e Danças, jogos e canções (2003), do grupo Orquestra Popular de Câmara, à luz da ligação com a gravadora Núcleo Contemporâneo - cujos fundadores eram os próprios membros do grupo. Sendo assim, a hipótese deste trabalho sugere que a Núcleo Contemporâneo se firmou, em termos administrativos, com estratégias autônomas de produção; já esteticamente, sofreu influência do fenômeno da World Music, demonstrando interesse pelo “Outro” por meio da conciliação entre diferentes culturas. Optou-se pelos métodos qualitativos de pesquisa, considerando a literatura acadêmica sobre temas correlatos, a crítica jornalística sobre os objetos e dados coletados em entrevistas com alguns músicos. Como resultado, procurou-se demonstrar como os fonogramas mencionados inauguraram uma linha estética e um modo de produção autônomo no contexto da indústria fonográfica na segunda metade dos anos 1990 e no começo da década de 2000, mas que ainda guiam a gravadora até a atualidade.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
Brazil; 1990's and 2000's | Brasil; anos 1990 e 2000
Autor
Matos, Amanda Pedrosa de
Data
18 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13776 | 10.20396/muspop.v7i..13776
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Amanda Pedrosa de Matos | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Música Popular em Revista; Vol. 7 (2020): Instrumental Music and Musical Improvisation; e020003 | Música Popular em Revista; Vol. 7 (2020): Música Instrumental e Improvisación Musical; e020003 | Música Popular em Revista; v. 7 (2020): Música Instrumental e Improvisação; e020003 | 2316-7858
Assuntos
Indústria fonográfica | Música Popular Instrumental Brasileira | World Music | Núcleo Contemporâneo | Gravadoras | Phonographic industry | Instrumental brazilian music | World music | Núcleo Contemporâneo | Record labels
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Text | Texto