-
Absolute beginning: essay on the emergence of rock’n’roll||Comienzo absoluto: ensayo sobre el surgimiento del rock’n’roll||Absolute beginning: ensaio sobre a emergência do rock’n’roll
- Voltar
Metadados
Descrição
Rock became, from the mid-twentieth century, a worldwide language. It is present through sounds, images and texts on everyday of the population, and has become a global mediascape. Despite this centrality and importance in the structuring of popular culture, rock has been the subject of a relative devaluation as standard and culture matrix. Thus, the text presented intends to reveal the importance of rock, discovering its potential of dialogue and cross with the legitimate discourse of school and science about popular cultures.This ambulation shows, then, how rock was an absolute beginner because it changed, in its expressiveness, the cultural patterns, cultural industry, youth practices, artistic creations and artistic manifestations in public spaces. We assume that music is the transposition of the principles and structural properties of social life, and then it can be a matrix that has shaped new subjectivities, metamorphosing the everyday.||El rock se convirtió, desde mediados del siglo XX, en un idioma de alcance mundial. Está presente a través de sonidos, imágenes y textos en la vida cotidiana de la población, se ha convertido en un paisaje mediático global. A pesar de esta centralidad e importancia en la estructuración de las culturas populares, ha estado sujeta a una devaluación relativa como patrón y matriz de la cultura. Así, el texto presentado pretende desvelar la importancia del rock, descubriendo su potencial de diálogo e intersección con los discursos legítimos de la escuela y la ciencia sobre las culturas populares. Esta deambulación muestra, por tanto, cómo el rock fue un pionero absoluto porque cambió, en su expresividad, patrones culturales, industria cultural, prácticas juveniles, creaciones artísticas y manifestaciones artísticas en los espacios públicos. Partimos del supuesto de que la música es la transposición de los principios y propiedades estructurales de la vida social, y puede ser una matriz para moldear nuevas subjetividades, metamorfosis.||O rock tornou-se, a partir de meados do século XX, uma linguagem de alcance mundial. Está presente através de sons, imagens e textos nos quotidianos da população, tornou-se uma mediascape global. Não obstante esta centralidade e importância na estruturação das culturas populares, tem sido objeto de uma relativa desvalorização enquanto padrão e matriz de cultura. Assim, o texto apresentado pretende desvendar a importância do rock, descobrindo o seu potencial de diálogo e cruzamento com os discursos legítimos da escola e da ciência a respeito das culturas populares. Esta deambulação mostra, assim, como o rock foi um absolute begginer pois alterou, na sua expressividade, os padrões culturais, a indústria cultural, as práticas juvenis, as criações artísticas e as manifestações artísticas em espaços públicos. Partimos do pressuposto de que a música é a transposição dos princípios e propriedades estruturais da vida social, podendo ser uma matriz de moldagem de novas subjetividades, metamorfoseando o quotidiano.
ISSN
2316-7858
Periódico
Abrangência
Brazil; Century XX | Brasil; Siglo XX | Brasil; Século XX
Autor
Guerra, Paula
Data
6 de abril de 2016
Formato
Identificador
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13010 | 10.20396/muspop.v3i2.13010
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2016 Paula Guerra
Fonte
Música Popular em Revista; Vol. 3 No. 2 (2015); 146-164 | Música Popular em Revista; Vol. 3 Núm. 2 (2015); 146-164 | Música Popular em Revista; v. 3 n. 2 (2015); 146-164 | 2316-7858
Assuntos
Rock'n roll | Culturas populares | Mudança social | Rock'n roll | Popular cultures | Social change | Rock'n roll | Culturas populares | Mudança social
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos Pares | Texto | Text | Texto