-
Academic-scientific production on artificial intelligence in the field of education||Producción académico-científica sobre inteligencia artificial en el ámbito de la educación||Produção acadêmico-científica sobre inteligência artificial no campo da educação
- Voltar
Metadados
Descrição
This article presents an analysis of the production scientific-academic on Artificial Intelligence (AI) in the field of education. The research approach is based on qualitative and exploratory studies, and carried out through a bibliographic review through the database of journals of the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). It is guided by questioning the possibilities of using AI as a sociocultural artifice of academic education and emancipation, in addition to investigating the methodological-theoretical contributions such productions bring to the educational field. Based on a critical theoretical framework, we sought inventorying the studies and understand how knowledge field is configured and the relationship owns it’s with education in global society.||Este artículo presenta un análisis de la producción académico-científica sobre Inteligencia Artificial (IA) en el campo de la educación. El enfoque de la investigación es cualitativo y exploratorio, y se llevó a cabo a través de una revisión bibliográfica a través de la base de datos de revistas de la Coordinación para el Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior (CAPES). Se orienta por cuestionar las posibilidades del uso de la IA como artificio sociocultural de formación y emancipación humana, además de indagar en los aportes teórico-metodológicos que tales producciones traen al campo educativo. A partir de un marco teórico crítico, buscamos inventariar los estudios y comprender cómo se configura este campo del saber y la relación con la educación en la sociedad global.||O presente artigo apresenta uma análise da produção acadêmico-científica sobre a Inteligência Artificial (IA) no campo da educação. A abordagem da pesquisa é qualitativa e exploratória, e realizada por meio de uma revisão bibliográfica através do banco de dados de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Orienta-se por meio da interrogação acerca das possibilidades da utilização da IA como artifício sociocultural de formação e emancipação humana, além de investigar as contribuições teóricas-metodológicas que tais produções aportam ao campo educacional. Com base em referencial teórico crítico, buscou-se inventariar os estudos e compreender como se configura esse campo de conhecimento e a relação com a educação na sociedade global.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
Brazil; Contemporary | Brasil; Contemporáneo | Brasil; Contemporâneo
Autor
Passone, Eric Ferdinando Kanai | Vasconcelos, Paula Vilela Miekusz de
Data
8 de abril de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671477 | 10.20396/etd.v26i00.8671477
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 ETD - Educação Temática Digital | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 26 (2024): Continuous publication; e024024 | ETD - Educação Temática Digital; Vol. 26 (2024): Publicación continua; e024024 | ETD - Educação Temática Digital; v. 26 (2024): Publicação contínua; e024024 | 1676-2592
Assuntos
Educación | Inteligencia artificial | Sociedad del conocimiento | Education | ArtificiaI intelligence | Knowledge societ | Educação | Inteligência artificial | Sociedade do conhecimento
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Text | Texto | Avaliado pelos pares | Texto