-
acampamento filosófico: experiência lúdica de pensamento com a infância||philosophical camp: playful experience of thinking with childhood||campamento filosófico: experiencia lúdica de pensamiento con la infancia
- Voltar
Metadados
Descrição
The article presents some of the results of the research project Lúdica y juego en la educación infantil: construcción conceptual–Play and Games in Early Childhood Education: A Conceptual Construct–financed by the Vicerrectoría de Investigaciones of the Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, Tunja, Boyacá, Colombia. The aim was to identify and explore the conceptions of what the Campamento Filosófico (Philosophy Camp) represents for its participants within the framework of the project Filosofía e infancia (Philosophy and Childhood). This study takes a qualitative approach, for which semi-structured interviews were used as an instrument for data collection. Also, Atlas.ti 8® software was used for data analysis. An open, axial and selective coding was carried out, in which the emerging categories of the analysis were “experience,” “encounter,” “learning,” “self-care” and “body”. As a result of this conceptualization, it was found that philosophy camps are scenarios that make possible a relationship between university learning environments and primary, elementary and middle school educational contexts. They also enable an experience of the dialogic encounter between different perspectives on the same philosophical topic. Through the Philosophy Camp, philosophy is brought to the school, and the encounter with childhood - as a state, attitude and possibility - fosters spaces for thought, friendship and interaction.||Este artigo apresenta alguns dos resultados do projeto de pesquisa Lúdica y juego en la educación infantil: construcción conceptual, financiado pela Vice-reitoria de Investigaciones da Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, Tunja, Boyacá, Colombia. O objetivo é identificar e explorar as concepções do que o Acampamento de Filosofia representa para seus participantes dentro da estrutura do projeto Filosofia e infância. Este estudo tem uma abordagem qualitativa, para a qual foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas como instrumento de coleta de dados. O software Atlas.ti 8® também foi usado para analisar os dados. Foi realizada uma codificação aberta, axial e seletiva, na qual as categorias emergentes da análise foram experiência, encontro, aprendizado, autocuidado e corpo. Como resultado da conceitualização, descobriu-se que os campos de filosofia são cenários que permitem uma relação entre os ambientes de aprendizagem universitária e a educação primária, básica e secundária. Eles são também uma experiência para um encontro dialógico entre diferentes perspectivas sobre o mesmo assunto. Através do Acampamento Filosófico, a filosofia foi levada à escola, e o encontro com a infância - como estado, atitude e possibilidade - fomenta espaços de pensamento, amizade e interações.||El artículo presenta algunos de los resultados del proyecto de investigación lúdica y juego en la educación infantil: construcción conceptual, financiado por la vicerrectoría de investigaciones de la universidad pedagógica y tecnológica de Colombia, Tunja – Boyacá, Colombia. Surge de la inquietud por identificar, esclarecer y explorar las construcciones y concepciones acerca de lo que representa el campamento filosófico en el proyecto filosofía e infancia de Boyacá/Colombia. Este estudio tiene un enfoque cualitativo, se realizaron entrevistas semiestructuradas como instrumento de recolección de la información, se usó el software Atlas. T. 8® para su análisis, se hizo una codificación abierta, axial y selectiva donde las categorías emergentes del análisis fueron experiencia, encuentro, aprendizaje, cuidado de sí y cuerpo, las cuales conceptualizaron los campamentos filosóficos como escenarios que permiten una relación entre los ambientes de aprendizaje universitarios y la educación primaria, básica y media, como experiencia para el encuentro dialógico entre diferentes perspectivas de un mismo tema, a través del campamento filosófico se ha logrado devolver la filosofía a la escuela o, en otras palabras, llenar de filosofía las escuelas para que en el encuentro con la infancia como estado, actitud y posibilidad se convierta en espacios para el pensamiento, la amistad y las interacciones.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
ladino quiroz, wilson orlando | castellanos murcia, erika viviana
Data
23 de outubro de 2022
Formato
Identificador
https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/67275 | 10.12957/childphilo.2022.67275
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 Wilson Orlando Ladino Quiroz, Erika Viviana Castellanos Murcia
Fonte
childhood & philosophy; Vol. 18 (2022); 01 - 20 | childhood & philosophy; v. 18 (2022); 01 - 20 | childhood & philosophy; Vol. 18 (2022); 01 - 20 | 1984-5987
Assuntos
philosophical camp | philosophy and childhood | playfulness | self-care | experience. | acampamento de filosofia | filosofia e infância | brincadeira | autocuidado | experiência. | Campamento Filosófico | filosofía e infancia | lúdica | cuidado de sí | experiencia
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion