-
ACCESS TO AFFIRMATIVE ACTION POLICIES ON WEBSITES OF BRAZILIAN FEDERAL UNIVERSITIES||ACCESO A POLÍTICAS DE ACCIÓN AFIRMATIVA EN SITIO WEB DE UNIVERSIDADES FEDERALES BRASILEÑAS||ACESSO A POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS EM SÍTIOS ELETRÔNICOS DE UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS
- Voltar
Metadados
Descrição
The purpose of this text is to discuss how the websites of Brazilian federal universities present affi rmative action policies to the community in general, providing information on the entry and permanence of students in higher education. For this, an applied study was carried out, with a descriptive objective and Content Analysis procedure (BARDIN, 1977). The websites of 63 Brazilian federal universities were observed, between September 19 and 27, 2020, in order to measure, in each site, the number of clicks needed to access the affi rmative action policies for students to enter and remain in higher education. The study shows that only one Brazilian federal university does not present public policies for the admission and permanence of students on its site. The other 62 institutions provide access to these policies in a maximum of three clicks, a standard considered adequate for transparency and access to information.||El objetivo de este artículo es discutir cómo los sitios web de las universidades federales brasi-leñas presentan políticas de acciones afi rmativas a la comunidad en general, presentando infor-mación sobre la admisión y permanencia de estudiantes en la enseñanza superior. Se realizó un estudio de carácter aplicado, con objetivo descriptivo y procedimiento de Análisis de Contenido (BARDIN, 1977). Se observaron los sitios web de 63 universidades federales brasileñas, entre el 19 y el 27 de septiembre de 2020, con el fi n de medir, en cada sitio web, el número de clics necesarios para acceder a las políticas de acción afi rmativa de admisión y permanencia de estu-diantes en la enseñanza superior. Los resultados indican que solo una universidad federal brasi-leña no presenta políticas públicas para la admisión y permanencia de estudiantes en su sitio. Las otras 62 instituciones acceden a estas políticas en un máximo de tres clics, estándar conside-rado adecuado para la transparencia y el acceso a la información.||O objetivo deste texto é discutir como os sítios eletrônicos das universidades federais brasileiras apresentam as políticas de ações afi rmativas à comunidade em geral, dispondo informações sobre ingresso e permanência de estudantes no ensino superior. Para isso, foi realizado estudo de natureza aplicada, com objetivo descritivo e procedimento de Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Os sítios eletrônicos de 63 universidades federais brasileiras foram observados, entre 19 e 27 de setembro de 2020, com o intuito de mensurar, em cada sítio, a quantidade de cliques necessários para acessar as políticas de ações afi rmativas para ingresso e permanência de estudantes no ensino superior. As análises demonstram que apenas uma universidade federal brasileira não apresenta as políticas públicas para ingresso e permanência de estudantes em seu sítio. As outras 62 instituições dispõem o acesso a essas políticas em, no máximo, três cliques, padrão considerado adequado para transparência e acesso à informação.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Nogueira, Maria da Graça Saraiva | Casali, Caroline
Data
22 de maio de 2022
Formato
Identificador
https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/17687 | 10.14210/contrapontos.v21n1.p79-96
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 Revista Contrapontos | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista Contrapontos; Vol. 21 No. 1 (2021): Demanda contínua; 79-96 | Revista Contrapontos; v. 21 n. 1 (2021): Demanda contínua; 79-96 | 1984-7114 | 1519-8227
Assuntos
Ações afirmativas | Inclusão social | Permanência no ensino superior.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion