-
Accessible Poetics: an experience of Theatre Teaching at the Dom Bosco Special Teaching Center||Poéticas Acessíveis: uma experiência de Ensino de Teatro no Centro de Ensino Especial Dom Bosco
- Voltar
Metadados
Descrição
This text aims to present, through an experience report, the Theater Teaching practices developed at the Dom Bosco Special Education Center with students with disabilities in Rio Branco, Acre. The experience is the result of the discipline Stage and Accompaniment in Theater I, present in the Theater Course, of the Federal University of Acre. Thus, the writing proposes to highlight the importance of discussing Accessible Poetics, in order to ensure the access of people with disabilities in theatrical practices, as well as to describe the stages that surround this work, being them, 1- writing from the perspective of Observations on theatrical practices at the Dom Bosco Special Education Centre; 2- the impact of the III Meeting of Performing Arts and Cultural Accessibility: practices and unlearning and their importance in the teaching and learning process; 3- The Regencies: Poetics Accessible in theatrical practices. Therefore, it is proposed with this article, reaffirm the importance and the need for more training in the area of Performing Arts and Inclusive Education, so that future professionals in the area of Theater when accessing the labor market, have had the opportunity to experience experiences in the context of Special/Inclusive Education during the training process.||Este texto visa apresentar, através de um relato de experiência, as práticas de Ensino de Teatro desenvolvidas no Centro de Ensino Especial Dom Bosco com alunos com deficiência, em Rio Branco, Acre. A experiência é resultado da disciplina Estágio e Acompanhamento em Teatro I, presente no Curso de Teatro, da Universidade Federal do Acre. Assim, a escrita propõe destacar a importância de se discutir sobre Poéticas Acessíveis, a fim de garantir o acesso da pessoa com deficiência nas práticas teatrais, bem como descrever acerca das etapas que circundam este trabalho, sendo elas, 1- a escrita pela perspectiva das Observações sobre as práticas teatrais no Centro de Ensino Especial Dom Bosco; 2- o impacto do III Encontro de Artes Cênicas e Acessibilidade Cultural: práticas e desaprendizagens e sua importância no processo de ensino e aprendizagem; 3- As Regências: Poéticas Acessíveis nas práticas teatrais. Portanto, propõe-se com este artigo, reafirmar a importância e a necessidade de mais formação na área das Artes Cênicas e Educação Inclusiva, com a finalidade de que os futuros profissionais da área de Teatro, ao acessarem o mercado de trabalho, tenham vivenciado oportunidades de experiências no contexto da Educação Especial/Inclusiva durante o processo de formação.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Ferreira da Silva, Carlos Alberto | Silva, Valdelei Oliveira da
Data
15 de fevereiro de 2024
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/134896 | 10.22456/1984-1191.134896
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 ILUMINURAS | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
ILUMINURAS; v. 24 n. 66 (2023): Deficiência, políticas e poéticas do acesso: reconfigurando o corpo e a sociedade | 1984-1191
Assuntos
Educação Inclusiva | Poéticas Acessíveis | Acessibilidade | Artes Cênicas | Accessible Poetics | Accessibility | Performing Arts | Inclusive Education
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo