Descrição
This article addresses the application of active methodologies in the teaching of environmental sciences, highlighting their potential to make learning more engaging and relevant. The study employs an integrative review to examine research on environmental education and sustainability, focusing on themes related to climate change and its integration into active learning methodologies. These methodologies promote critical thinking and connect learning with real-world challenges. The National Common Curriculum Base (BNCC) is discussed for its role in promoting interdisciplinary environmental education. Although active methodologies are effective, challenges remain, such as the need for continuous professional development for teachers and the updating of pedagogical practices. The article emphasizes the importance of adapting pedagogical resources to meet students's needs, providing a more contextualized education that empowers them as active citizens.||Este artigo aborda a aplicação de metodologias ativas no ensino de ciências ambientais, destacando seu potencial para tornar a aprendizagem mais envolvente e relevante. O estudo utiliza uma revisão integrativa para examinar pesquisas sobre educação ambiental e sustentabilidade, com foco em temas que envolvem as mudanças climáticas e sua integração ao aprendizado baseado em metodologias ativas. Essas metodologias promovem o pensamento crítico e a conexão da aprendizagem com desafios do mundo real. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é discutida por seu papel em promover a educação ambiental interdisciplinar. Embora as metodologias ativas sejam eficazes, ainda existem desafios, como a necessidade de desenvolvimento contínuo de professores e a atualização das práticas pedagógicas. O artigo ressalta a importância de adaptar os recursos pedagógicos para atender às necessidades dos alunos, proporcionando uma educação mais contextualizada e que os capacite como cidadãos ativos.