-
Advertising as art and culture, not by chance||A publicidade como arte e cultura, e não por acaso
- Voltar
Metadados
Descrição
This article discusses, from its title, a pedagogic thinking, besides being supported by visual cultural studies, its tied up to an Adornian vision that opposes industry and cultural consumption to the experience of art. It reflects as well on the issues raised in my classes into the Course of Graduation in Visual Arts about how we unthinkingly embrace some pedagogies which has diverted of primary aim of media cultural studies (as I’d rather to name) — the blur the boundaries between the different cultural/artistic systems, democratizing and expanding the concept of art. Such deviations occur when we ownership media cultural objects either as steps to improve the knowledge of the "fine art", or as enemies of the aesthetic and psychological development of children and adolescents. By taking on issues such as advertising as art and conspicuous consumption as a cultural leisure, I advocate an education of the subject empowered to culture and art in all its instances.|| Este artigo discute, a partir do seu título, um pensar educador que, apoiado nos Estudos Culturais Visuais, amarra-se a uma visão adorniana que opõe a indústria e o consumo cultural à experiência da arte. Reflito, assim, sobre as questões surgidas em minhas aulas no Curso de Licenciatura em Artes Visuais acerca do modo como abraçamos, irrefletidamente, certas pedagogias desviadas do sentido primeiro dos estudos culturais midiáticos (como prefiro) — o de diluir as fronteiras entre os diferentes sistemas artísticos culturais, democratizando e ampliando o conceito de arte. Tais desvios ocorrem na apropriação dos objetos culturais midiáticos ora como escada para aperfeiçoamento do conhecimento da “verdadeira arte”, ora como prejudicadores à formação estética e psicológica de crianças e adolescentes. Ao tomar por temas a publicidade como arte e o consumo conspícuo como lazer cultural defendo uma educação do sujeito empoderado para a cultura e a arte em todas as suas instâncias.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Mastroberti, Paula
Data
15 de agosto de 2015
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/55752 | 10.22456/2357-9854.55752
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2015 Revista GEARTE
Fonte
Revista GEARTE; Vol. 2 No. 2 (2015): Leitura visual: educação estética | Revista GEARTE; Vol. 2 Núm. 2 (2015): Leitura visual: educação estética | Revista GEARTE; v. 2 n. 2 (2015): Leitura visual: educação estética | 2357-9854
Assuntos
Arte e publicidade. Publicidade e educação. Cultura midiática e educação. Cultura visual e publicidade. Cultura visual e educação. / Art and advertising. Advertising and education. Media culture and education. Visual culture and advertising. Visual cultur
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion