-
Advertising, child and technology: The relationship between human experience and emotion in Claro’s advertising campaign||Publicidade, criança e tecnologia: a relação experiência humana e emoção em campanha publicitária da Claro
- Voltar
Metadados
Descrição
The question that guides this study is to discuss how the strategies of advertising campaigns of telecommunication companies associate the technology and the child’s image with the synthesis of human experience (Larrosa, 2002). The study analyzes an advertising of Claro Company that uses children to think about childhood as a “feeling of humanity”. The proposal is to discuss the way in which technology can be understood as a mediator of human relations and, ultimately, understand the way in which children can be strategically used with the aim of sensitizing the post-modern individual for consumption. The advertising offers us the promise of experience as something that can be mediated by technology, combined with a promise of a kind of antidote for the human being guilt about losing important moments in their lives because of the speed of modern times. The paper has privileged the theoretical contributions by Bauman (2001, 2008), about liquid modernity, human relationships, time and space; Larrosa (2002), about the concept of experience; and Lyotard (1997), Kohan (2010, 2003) and Lajonquiére (2006), about childhood. The methodology will draw on perspective of content analysis evidenced in the studies of Bardin (2004) and Rose (2008).Keywords: advertising, child, experience.||A questão que norteia o trabalho é problematizar de que forma as campanhas publicitárias das companhias de telecomunicações associam a tecnologia e a imagem da criança com a síntese da experiência humana (Larrosa, 2002). O estudo desenvolve a análise de um filme publicitário da empresa Claro que utiliza a criança no que diz respeito a pensar a infância como “sentimento de humanidade” (Lyotard, 1997). Discutiremos de que forma a tecnologia pode ser entendida como mediadora das relações humanas, além de entender de que maneira a criança é utilizada estrategicamente para sensibilizar o indivíduo pós-moderno para o consumo. Nesse sentido, a publicidade nos oferece a promessa da experiência como algo que pode ser mediado pela tecnologia, aliada à promessa de uma espécie de antídoto para a culpa do ser humano em perder momentos importantes em suas vidas por conta da rapidez dos tempos de hoje. O artigo tem a contribuição teórica dos estudos de Bauman (2001, 2008) sobre modernidade líquida, relacionamento humano, tempo e espaço; os estudos de Larrosa (2002) sobre experiência; e os estudos de Lyotard (1997), Kohan (2010, 2003) e Lajonquiére (2006) sobre a infância. A metodologia valer-se-á da perspectiva da análise de conteúdo evidenciada nos estudos de Bardin (2004) e Rose (2008).Palavras-chave: publicidade, criança, experiência.
ISSN
1984-8226
Periódico
Autor
Pilger, Caroline Roveda | Schmidt, Saraí Patricia
Data
26 de setembro de 2016
Formato
Identificador
http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2016.183.05 | 10.4013/fem.2016.183.05
Idioma
Editor
Fonte
Fronteiras - estudos midiáticos; v. 18 n. 3 (2016): Setembro/Dezembro; 277-288 | 1984-8226
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion