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Aesthetic experience and school: cartography of meetings with childhood and art in the early years of elementary school||Experiência estética e escola: cartografia dos encontros com a infância e a arte nos anos iniciais do ensino fundamental
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Metadados
Descrição
This study is part of a broader research, which found childhood, art and aesthetic experience in the early years of Elementary School and invited them to go for a walk, especially with children in the school “spacetime”. In general, the research sought to map the (im)possible (un)meetings of childhood, art and aesthetic experience at school. However, this article specifically highlights the (im)possible (un)meetings of aesthetic experience at school. He considers aesthetic experience as a broader and more sensitive relationship with the world, as indicated by Guedes and Ferreira (2017), and highlights the challenges posed by modernity for such a relationship to happen, as stated by Pedro Pagni (2014). The research was carried out with 41 (forty-one) children and 06 (six) teachers at a public school based on a common and heterogeneous plan for data production inspired by cartography. The data indicate, among other discoveries, copying and silence as part of the modern project to reduce the aesthetic experience and highlights the transformations triggered by children through writing, drawing and conversation as alternative existence to that project at school. In this way, the (un)possible (un)meetings of the aesthetic experience highlighted undermine all totalitarian knowledge and power, the aesthetic experience seems to breathe life into the school, to animate it. ||Este estudo é parte de uma pesquisa mais ampla, que encontrou com a infância, a arte e a experiência estética nos anos iniciais do Ensino Fundamental e as convidou para uma caminhada, sobretudo, com crianças no “espaçotempo” escolar. De modo geral, a pesquisa buscou cartografar os (des)encontros (im)possíveis da infância, da arte e da experiência estética na escola. No entanto, o presente artigo destaca, em específico, os (des)encontros (im)possíveis da experiência estética na escola. Considera a experiência estética como uma relação mais ampla e sensível com o mundo, conforme indicam Guedes e Ferreira (2017), e destaca os desafios postos pela modernidade para que tal relação aconteça, como colocado por Pedro Pagni (2014). A pesquisa foi realizada junto a 41 (quarenta e uma) crianças e 06 (seis) professoras de uma escola pública a partir de um plano comum e heterogêneo de produção de dados inspirado na cartografia. Os dados indicam, dentre outros descobertas, a cópia e o silêncio como parte do projeto moderno de redução da experiência estética e destaca as transformações disparadas pelas crianças através da escrita, do desenho e da conversa como (r)existência alternativa ao referido projeto na escola. Desse modo, os (des)encontros (im)possíveis da experiência estética destacados desfalecem todo saber e poder totalitários, a experiência estética parece soprar vida à escola, animar-lhe.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Albuquerque, Fernanda Maria Santos | Salles, Conceição Gislâne Nóbrega Lima de
Data
29 de outubro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/16683 | 10.5585/eccos.n54.16683
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 EccoS – Revista Científica | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 54: Dossiê Decolonialidade e geopolítica do conhecimento; e16683 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
Art | Cartography | School | Aesthetic experience | Childhood | Arte | Cartografia | Escola | Experiência estética | Infância
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion