-
Afro-Diasporic Museums and Memories in Southern Brazil||Museus e Memórias Afro-diaspóricas no Sul do Brasil
- Voltar
Metadados
Descrição
This article aims to present possibilities of historical education that have heritage and material objects as themes, in order to highlight agencies of black subjects in the development of their places of origin, which hardly appear in official histories. The analysis uses a self-writing (GOMES, 2004) written by representatives of the Clube Negro Braço é Braço, from the city of Rio Grande/RS, in addition to images alluding to the exhibition “Palmares is not just one, they are thousands”, held in 2021 at the Anthropological Museum of Rio Grande do Sul (MARS), in the city of Porto Alegre/RS, in honor of the 50th anniversary of November 20th, the date of Black Consciousness. Through qualitative analysis of the sources, the study concludes that to understand the trajectory of black populations against coloniality – beyond the teaching of history carried out in schools or research within the walls of universities – attention should be paid to activities that, articulated with other sources and experiences, allow sharpen the relationship between past and present, with a view to other possibilities for historical learning.||Este artigo objetiva apresentar possibilidades da educação histórica que tenham como temas o patrimônio e os objetos materiais, de modo a evidenciar as agências dos sujeitos negros no desenvolvimento de seus lugares de origem que, dificilmente, aparecem nas histórias oficiais. Na análise, é utilizada uma escrita de si (GOMES, 2004) redigida por representantes do Clube Negro Braço é Braço, da cidade de Rio Grande/RS, além de imagens alusivas à exposição “Palmares não é só um, são milhares”, realizada em 2021 no Museu Antropológico do Rio Grande do Sul (MARS), na cidade de Porto Alegre/RS, em homenagem aos 50 anos do dia 20 de novembro, data da consciência negra. Por meio de análise qualitativa das fontes, o estudo conclui que para compreender a trajetória das populações negras contra a colonialidade — para além do ensino da história realizado nas escolas ou das pesquisas dentro dos muros das universidades — deve-se dar atenção às atividades que, articuladas à outras fontes e vivências, permitam aguçar a relação entre o passado e o presente, com vistas a outras possibilidades para a aprendizagem histórica.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Gomes, Arilson dos Santos
Data
8 de julho de 2022
Formato
Identificador
https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/61787 | 10.22478/ufpb.2317-6725.2022v27n46.61787
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 Arilson dos Santos Gomes | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Saeculum; Vol. 27 No. 46 (jan./jun.) (2022): Dossiê - Memória, patrimônio cultural e processos educativos: Diálogos e reflexões; 327-347 | Saeculum; Vol. 27 Núm. 46 (jan./jun.) (2022): Dossiê - Memória, patrimônio cultural e processos educativos: Diálogos e reflexões; 327-347 | Saeculum; Vol. 27 No 46 (jan./jun.) (2022): Dossiê - Memória, patrimônio cultural e processos educativos: Diálogos e reflexões; 327-347 | Saeculum; v. 27 n. 46 (jan./jun.) (2022): Dossiê - Memória, patrimônio cultural e processos educativos: Diálogos e reflexões; 327-347 | 2317-6725 | 0104-8929
Assuntos
Historical education. Identity. Subjects' experiences. Patrimony. Exposure | Educação histórica | Identidade | Experiências dos sujeitos | Patrimônio | Educação hist´´órica | Exposição
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos pares