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Agratti, Laura (2021). Devenir pregunta: filosofia e infancias entre la escuela y la universidad. Rio de Janeiro: NEFI||Review of: Agratti, Laura (2021). Devenir pregunta: filosofia e infancias entre la escuela y la universidad. Rio de Janeiro: NEFI||Reseña de: Agratti, Laura (2021). Devenir pregunta: filosofía e infancias entre la escuela y la universidad. Rio de Janeiro: NEFI.
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Metadados
Descrição
Em Devenir pregunta: Filosofía e infancia entre la escuela y la universidad Laura Agratti aborda o ensino da filosofia a partir da pergunta: por que e como foi possível a presença e permanência da Filosofía con Niños (FcN) na Escola Joaquin V. González? A autora consegue contextualizar e conceituar sua experiência com o projeto, revisa e analisa o percurso histórico que permitiu seu desenvolvimento, ao mesmo tempo em que refaz o caminho intelectual de seu mestre, Guillermo Obiols, que inaugurou os debates e reformulou as propostas sobre como ensinar filosofia na Argentina. O livro mostra os efeitos transformadores e emancipatórios do projeto da FcN sobre o ensino da filosofia, bem como sua capacidade de modificar concepções de filosofia, de gerar tensões sobre o conhecimento tradicional transmitido pela escola e de ter um impacto sobre a subjetividade dos professores. Sem desviar o foco da pesquisa sobre a prática da filosofia com crianças, Agratti se concentra nas possibilidades de autotransformação que esta atividade de pensamento oferece aos professores. Em sua pesquisa, percebe-se a necessidade de escolher um sentido amplo e plural da infância, que inclui tanto o sentido cronológico quanto o não cronológico do termo. Desta forma, Agratti considera que "Filosofia com Infância" (FcIs) é uma expressão que torna visível todas as pessoas envolvidas na prática (professores e alunos), entendendo a sala de aula como um espaço em que a infância das idades e a infância existencial convergem. Sua visão profunda e detalhada do projeto FcN na escola destaca a importância dos professores filósofos na primeira escola, um espaço onde começa a relação com o conhecimento, para que se possa ter uma educação filosófica que permita conhecer a si mesmo e com base nisso manter uma relação com os outros, com o mundo, com o conhecimento; fazendo perguntas que possibilitem novas ideias. ||En Devenir pregunta: Filosofía e infancia entre la escuela y la universidad Laura Agratti aborda la enseñanza de la filosofía a partir de la pregunta: ¿por qué y cómo fue posible la presencia y permanencia de Filosofía con Niños (FcN) en la Escuela Joaquin V. González? La autora logra contextualizar y conceptualizar su experiencia con el proyecto, repasa y analiza el recorrido histórico que permitió su desarrollo a la vez que recorre el camino intelectual de su profesor Guillermo Obiols, quien inauguró los debates y reformuló las propuestas sobre cómo enseñar filosofía en Argentina. El libro muestra los efectos transformadores y emancipadores del proyecto de FcN en la enseñanza de la filosofía, así como su capacidad de modificar las concepciones sobre la misma, generar tensiones sobre los saberes tradicionales que imparte la escuela e impactar en la subjetividad docente. Sin desviar el enfoque de la investigación sobre la práctica de la Filosofía con Niños/as, Agratti se centra en las posibilidades de autotransformación que esta actividad del pensamiento otorga al docente. En su investigación, se percibe la necesidad de elegir un significado amplio y plural de infancia, que incluya tanto el sentido cronológico como el no cronológico del término. De esta manera, Agratti considera que "Filosofía con Infancias" (FcIs) es una expresión que hace visible a todas las personas involucradas en la práctica (docentes y estudiantes), entendiendo el aula como un espacio en el que convergen la infancia etaria y la infancia existencial. Su visión profunda y profunda y detallada sobre el proyecto de FcN en la escuela, resalta la importancia de las/os maestras/os filósofas/os en la primera escuela, espacio en donde se inicia la relación con el saber, para que se dé lugar a una educación filosófica que permita conocerse a una/o misma/o y en base a eso mantener una relación con las/os otras/os, con el mundo, con el saber; haciendo preguntas que posibiliten nuevas ideas. ||In "Becoming Question: Philosophy and childhood between school and university" Laura Agratti approaches the teaching of philosophy from the question: why and how was the presence and permanence of Philosophy with Children (PwC) possible in the Joaquin V. Gonzalez School? The author manages to contextualize and conceptualize her rich experience with the project, reviews and analyzes the historical path that allowed its development while traversing the intellectual path of her professor Guillermo Obiols, who inaugurated the debates and reformulated the proposals on how to teach philosophy in Argentina. The book shows the transformative and emancipatory effects of the Philosophy with Children project in the teaching of philosophy, as well as its ability to modify conceptions about it, generate tensions over the traditional knowledge taught by the school and impact on teaching subjectivity. Without diverting the focus of the research on the practice of PwC, Agratti focuses on the possibilities of self-transformation that this activity of thought grants to the teacher. In her research, the need to choose a broad and plural meaning of childhood is perceived, which includes both the chronological and the non-chronological sense of the term. In this way, Agratti considers that “Philosophy with Infancies” is an expression that makes visible to all the people involved in the practice (teachers and students), understanding the classroom as a space in which age infancy and existential infancy converge. Her deep, profound and detailed vision of the PwC project highlights the importance of the philosopher teachers in the first school,the space where the relationship with knowledge begins, so that it can take place a philosophical education that allows one to know oneself and based on that, maintain a relationship with others, with the world, with knowledge; Asking questions that lead to new ideas.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
tettamanti, ángela
Data
31 de dezembro de 2022
Formato
Identificador
https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/73319 | 10.12957/childphilo.2022.73319
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2023 Ángela Tettamanti
Fonte
childhood & philosophy; Vol. 18 (2022); 01 - 08 | childhood & philosophy; v. 18 (2022); 01 - 08 | childhood & philosophy; Vol. 18 (2022); 01 - 08 | 1984-5987
Assuntos
Pregunta | Infancia | subjetividad docente | pergunta | infância | subjetividade docente | Question | childhood | teacher’s subjectivity
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion