Descrição
Considerando a realidade da educação brasileira, que está em processo de construção de ações inclusivas, este estudo analisa o estado do conhecimento sobre a alfabetização e letramento de alunos com Transtorno do Espectro Autista e a formação docente. Buscou-se por estudos produzidos no período de 2014 a 2021, divulgados no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Vinte pesquisas foram categorizadas e analisadas de forma quantitativa e qualitativa, com aporte da Análise de Conteúdo. Os resultados demonstram: os desafios da inclusão educacional; a urgência de formação inicial e continuada para docentes; a insegurança e o desconhecimento dos professores acerca do Transtorno do Espectro Autista; a redução da alfabetização à decodificação e à consciência fonológica; o recuo do letramento; o uso promissor de jogos digitais adaptados, do lúdico e de histórias; bem como confirmam a relevância das pesquisas articuladas à formação de professores.||Considering the reality of Brazilian education, which is in the process of developing inclusive actions, this study analyzes the state of knowledge on literacy and literacy development of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) and teacher education. The study sought research produced between 2014 and 2021, as published in the Catalog of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel. Twenty studies were categorized and analyzed quantitatively and qualitatively, using Content Analysis methodology. The results demonstrate: the challenges of educational inclusion; the urgent need for initial and ongoing teacher training; teachers' insecurity and lack of knowledge regarding Autism Spectrum Disorder; the reduction of literacy to decoding and phonological awareness; the decline in literacy development; the promising use of adapted digital games, playfulness, and stories; as well as confirming the relevance of research linked to teacher education.