-
AN INVENTED TRUTH: THE GESTURE OF REMEMBERING IN JEFERSON TENÓRIO’S O AVESSO DA PELE||Una Verdad Inventada: EL GESTO DEL RECUERDO EN O AVESSO DA PELE, POR JEFERSON TENÓRIO||Verità Inventata: IL GESTO DEL RICORDO AL O AVESSO DA PELE, DI JEFERSON TENÓRIO||UMA VERDADE INVENTADA: O GESTO DE REMEMORAR EM O AVESSO DA PELE, DE JEFERSON TENÓRIO
- Voltar
Metadados
Descrição
This article attempts to investigate remembrance in the novel Jeferson Tenório’s O avesso da pele (2020), considering the grieving process and the reconstitution of the memory of its characters, and its relationship with the social context addressed in the book. From texts by Dalcastagne (2005), Freud (2011), Fanon (2020), Farias (2018), Le Goff (1990) and Gagnebin (2006), accepted that the narrator assumes the function to tell the story of his father, a black man violently murdered, and he does so to also be the author of that story, elaborating not only his grieving, but what he calls an “invented truth”.||
Este artículo busca investigar el recuerdo en la novela O avesso da pele (2020), de Jeferson Tenório, considerando tanto el proceso de duelo como la reconstitución de la memoria de sus personajes, así como su relación con el contexto social abordado en la obra. De los aportes teóricos de Candido (2006), Dalcastagné (2005), Freud (2011), Fanon (2020), Farias (2018), Le Goff (1990), Gagnebin (2006) y otros autores, se desprende que la El narrador asume el deber de contar la historia de su padre, un hombre negro asesinado violentamente por la policía militar brasileña, y lo hace para ser también el autor de esta historia, elaborando su duelo con la ayuda de lo que él llama un “ verdad inventada”.
||
Questo articolo cerca di indagare la memoria nel romanzo O avesso da pele (2020), di Jeferson Tenório, considerando sia il processo del lutto e la ricostituzione della memoria dei suoi personaggi, sia il suo rapporto con il contesto sociale affrontato nell'opera. Dai contributi teorici di Candido (2006), Dalcastagné (2005), Freud (2011), Fanon (2020), Farias (2018), Le Goff (1990), Gagnebin (2006) e altri autori, si evince che il The narratore si assume il compito di raccontare la storia di suo padre, un uomo di colore assassinato violentemente dalla polizia militare brasiliana, e lo fa per essere anche l'autore di questa storia, elaborando il suo lutto con l'aiuto di quello che lui chiama un “ verità inventata”.
||Este artigo busca investigar a rememoração no romance O avesso da pele (2020), de Jeferson Tenório, considerando tanto o processo de luto e a reconstituição da memória de seus personagens, quanto sua relação com o contexto social abordado na obra. A partir de contribuições teóricas de Dalcastagné (2005), Freud (2011), Fanon (2020), Farias (2018), Le Goff (1990), Gagnebin (2006) e outros autores, percebe-se que o narrador assume o dever de contar a história do pai, um homem negro violentamente assassinado pela polícia militar brasileira, e o faz para ser também autor dessa história, elaborando o seu luto com auxílio do que chama de “verdade inventada”.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Medeiros, Renildo | Welter, Juliane Vargas | Andrade, Maria Regina Soares Azevedo de
Data
4 de junho de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/54110 | 10.9771/ell.v0i76.54110
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2023 Estudos Linguísticos e Literários
Fonte
Estudos Linguísticos e Literários; n. 76 (2023): Estudos Literários 2023.1 + Dossiê Estudos Andinos; 61-82 | 2176-4794
Assuntos
Memória; Luto; Narrador; Literatura Brasileira Contemporânea. | Memoria; Dolore; Narratore; Letteratura brasiliana contemporanea. | Memory; Grieving; Narrator; Contemporany Brazilian Literature. | Memoria; Dolor; Cuentista; Literatura brasileña contemporánea.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion