-
AN INVESTIGATION INTO STUDENTS’ SENSE OF BELONGING: A CASE STUDY AT A UNIVERSITY IN VIETNAM ||UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O SENSO DE PERTENCIMENTO DOS ALUNOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA UNIVERSIDADE NO VIETNÃ
- Voltar
Metadados
Descrição
This study aimed to examine students' perceptions of belonging in their first year studying at “AUTHOR” University, explore significant factors affecting students' sense of belonging and find out how students’ sense of belonging influences their educational outputs. A mix method approach which combined both quantitative and qualitative analysis was used in this research. In the quantitative phase, 266 first-year students were asked to give their responses on a questionnaire which consisted of three sections. Section one was an adaption from The Psychological Sense of School Membership Scale (Goodenow, 1993) while the other sections involved items on factors affecting students' sense of belonging and the influences of students' belonging on educational outputs. In the qualitative phase, 20 first-year students (10 on-campus and 10 off-campus) took part in the semi-structure interviews. The results showed that the factors affecting students' sense of belonging to the university were academic factors (classroom comfort and instructor support), social factors (co-curricular involvement, peer connection, faculty support, and campus climate) and environmental factors (campus facilities and living space). Institutional factors, on the other hand, did not contribute to students' sense of belonging. Eventually, the findings revealed that students’ sense of belonging had a significant effect on their academic achievement, motivation and positive well-being. Meanwhile, loneliness and stress were relieved.||Este estudo teve como objetivo examinar as perceções de pertença dos estudantes no seu primeiro ano de estudo numa universidade no Vietname, explorar fatores significativos que afetam o sentimento de pertença dos estudantes e descobrir como o sentimento de pertença dos estudantes influencia os seus resultados educativos. Uma abordagem de método misto que combinou análises quantitativas e qualitativas foi utilizada nesta pesquisa. Na fase quantitativa, 266 alunos do primeiro ano foram convidados a responder a um questionário composto por três secções. A primeira secção foi uma adaptação da Escala de Sentido Psicológico de Membro Escolar (Goodenow, 1993), enquanto as outras secções envolviam itens sobre factores que afectam o sentimento de pertença dos alunos e as influências da pertença dos alunos nos resultados educativos. Na fase qualitativa, 20 alunos do primeiro ano (10 presenciais e 10 extracampus) participaram das entrevistas semiestruturadas. Os resultados mostraram que os fatores que afetam o sentimento de pertencimento dos alunos à universidade foram fatores acadêmicos (conforto da sala de aula e apoio do instrutor), fatores sociais (envolvimento extracurricular, conexão com colegas, apoio do corpo docente e clima do campus) e fatores ambientais (instalações do campus). e espaço vital). Os fatores institucionais, por outro lado, não contribuíram para o sentimento de pertencimento dos estudantes. Eventualmente, as descobertas revelaram que o sentimento de pertença dos alunos teve um efeito significativo no seu desempenho académico, motivação e bem-estar positivo. Enquanto isso, a solidão e o estresse foram aliviados.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Phương, Wa Thái Như | Bảo Dung, Đặng Thị
Data
15 de maio de 2024
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Wa Thái Như Phương, Đặng Thị Bảo Dung | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Conhecimento & Diversidade; Vol. 16 No. 42 (2024): Ahead of print; 146-179 | Conhecimento & Diversidade; Vol. 16 Núm. 42 (2024): Ahead of print; 146-179 | Conhecimento & Diversidade; v. 16 n. 42 (2024): Ahead of print; 146-179 | 2237-8049
Assuntos
Sense of belonging | factors | educational outputs | influence | higher education
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion