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Análise cronotópica de dois anúncio publicitários (1956 e 2019) da marca de cerveja Budweiser.
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Metadados
Descrição
This article aims to analyze the construction of the image of women in advertising pieces from Budweiser published in two distinct chronotopes. For this purpose, we selected an advertisement from this brand that was aired in the media in 1956, and another one in 2019. The selection of this corpus was based on the aesthetic similarity between the two advertisements, with the 2019 ad being a response to the 1956 ad and presenting a new way of seeing women. In the analysis, we found that, despite their similarities, the ads present different valuations. While the first ad portrays a woman subservient to men, the second one depicts the female figure as independent and free to make her own choices. Both ads exhibit social characteristics typical of their respective chronotopes, and in a responsive move, the second ad updates the brand's conception of women's role in modern society, viewing them as potential consumers of their product, a thought that was little or not acceptable in the 1950s. It is also worth noting that the advertiser sought to emphasize the transformation in evaluative appreciations perceived in the statements, as the enunciator, when producing the 2019 ad, chose to maintain the compositional structure and style observed in the 1956 ad.||Este artigo tem como objetivo analisar a construção da imagem da mulher em peças publicitárias da Budweiser publicadas em dois cronotopos distintos. Para tanto, selecionamos um anúncio dessa marca veiculado na mídia em 1956, e outro em 2019. A seleção desse corpus deu-se pela semelhança estética entre os dois anúncios, sendo que o de 2019 é uma resposta ao de 1956 e apresenta uma nova forma de ver a mulher. Na análise, constatamos que, apesar de semelhantes, os anúncios apresentam valorações diferentes. Enquanto o primeiro anúncio mostra uma mulher subserviente ao homem, o segundo traz a representação da figura feminina como independente e livre para fazer suas escolhas. Ambos os anúncios apresentam características sociais típicas dos seus cronotopos, além de que, em um movimento responsivo, o segundo anúncio atualiza a concepção da marca a respeito do papel da mulher na sociedade atual, enxergando-a como uma potencial consumidora do seu produto, pensamento pouco ou não aceitável para os anos 1950. Nota-se, ainda, que o anunciante buscou enfatizar a transformação nas apreciações valorativas percebidas nos enunciados, já que o enunciador, ao produzir o anúncio de 2019, optou pela manutenção da estrutura composicional e do estilo verificados no anúncio de 1956.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Paes, Francisco Cleyton de Oliveira | Lopes, Gustavo Henrique Viana | Freitas, Samya Semião
Data
7 de janeiro de 2024
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
Fonte
Revista Diálogos; v. 11 n. 3 (2023): Intercâmbio de Pesquisas - Grupos Bakhtinianos: trocas dialógicas; 96-114 | 2319-0825
Assuntos
Análise Dialógica do Discurso | Enunciado Concreto | Cronotopo | Gêneros do discurso
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion