Descrição
Este estudo investiga as contribuições do processo de Supervisão/Coaching Online, utilizado em uma atividade de educação permanente a distância no desenvolvimento humano dos colaboradores de uma organização de varejo do município de Maceió. Trata-se de um estudo misto, quase-experimental. A aplicação do estudo foi realizada com oito sujeitos, todos eles ocupantes de cargos de liderança na empresa. Foi utilizada a plataforma Moodle, com as interfaces chat, fórum, mensagens e postagens de materiais, com interações assíncronas e síncronas. Os instrumentos de coleta de dados - observação das interações na plataforma e entrevistas semi-estruturadas -, foram utilizados para avaliar qualitativamente a execução do processo. Como resultado da pesquisa, evidencia-se que existem barreiras para um trabalho de educação permanente online no espaço corporativo, as quais precisam ser transpostas. Porém, a partir do momento que os colaboradores se apropriam do processo, responsabilizando-se por ele, o envolvimento passa a existir, bem como a aprendizagem e o desenvolvimento passam a acontecer. Os indivíduos demonstram maior autoconhecimento e maior motivação com o aprimoramento de competências. A interatividade, aliada à comunicação online por meio do Moodle, evidencia-se como facilitadores do processo de aprendizagem e desenvolvimento dos indivíduos na organização.Palavras-chave: EAD. Educação permanente. Desenvolvimento humano. Supervisão/Coaching online.