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Análise idiomática, formal e pianística de composições realizadas por iniciantes ao piano
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Metadados
Descrição
O artigo aborda a importância da composição musical para o desenvolvimento dosalunos, incluindo aspectos musicais e psicológicos que respaldam esta prática. Composições oraisde alunos de piano entre 11 e 13,5 anos de idade foram selecionadas por tipicidade e analisadas emseus aspectos idiomáticos (Swanwick; Tillman, 1986), formais (Schoenberg, 1980) e pianísticos.As composições citadas apresentam extraordinária riqueza musical, revelando grande sensibilidadee intuição no tratamento do material sonoro mesmo dentro de um nível técnico elementar. Elas foramclassificadas segundo suas características estilísticas e idiomáticas em quatro categorias: “Baladas”,“Brasileiras”, “Contemporâneas” e “Jazzy”, que contêm nuanças de caráter expressivo e articulaçãoformal. São apresentadas e analisadas as partituras de quatro dessas composições, que conjugamrefinamento musical com acessibilidade técnica, além de grande interesse psicológico,transparecendo sutilezas do pensamento musical dos jovens compositores.
ISSN
1518-2630
Periódico
Autor
França, Cecília Cavalieri; Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) | Pinto, Leonardo Bernardes Margutti; Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Data
23 de abril de 2014
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
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Fonte
REVISTA DA ABEM; v. 13, n. 13 (2005)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion