-
APONTAMENTOS SOBRE JUVENTUDES UNIVERSITÁRIAS: O CASO DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR, BAHIA, BRASIL||APUNTES SOBRE JUVENTUDES UNIVERSITARIAS: EL CASO DE LA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR, BAHIA, BRASIL||NOTES ON UNIVERSITY YOUTH: THE CASE OF THE CATHOLIC UNIVERSITY OF SALVADOR, BAHIA, BRASIL
- Voltar
Metadados
Descrição
El artículo analiza resultados parciales de una investigación mundial sobre jóvenes universitarios, realizada en el segundo semestre del año 2016, completando un cuestionario en línea e informa datos sobre jóvenes de hasta 30 años en cursos de grado en la Universidad Católica de Salvador - UCSAL. Los datos seleccionados permitieron rastrear el perfil sociobiográfico de los estudiantes, su relación con el trabajo, actividades e intereses personales, satisfacción con la vida y autoestima, aspectos importantes de la vida y la identidad y sus perspectivas para el futuro. El análisis de estos datos reveló la diversidad de la situación socioeconómica de los jóvenes y sus familias, a lo que los programas de becas y financiamiento público contribuyen para el acceso a una universidad privada para jóvenes en familias con poca o ninguna capacidad para pagar las tasas escolares. Las respuestas sugieren una fuerte expectativa de los jóvenes con respecto al éxito profesional en su área de capacitación y la introyección de valores individualistas, centrales para la construcción de sujetos en tiempos de hegemonía neoliberal, así como la poca importancia atribuida a la participación política tradicional.||The article analyzes partial results of a worldwide investigation of university youths, carried out in the second semester of 2016 by filling out an online questionnaire and reports data on young people up to 30 years old enrolled in undergraduate courses at the Catholic University of Salvador - UCSAL. The selected data allowed to trace the students' socio-biographical profile, their relationship with work, activities and personal interests, satisfaction with life and self-esteem, important aspects of life and identity and their perspectives for the future. The analysis of these data revealed the diversity of the socioeconomic situation of young people and their families, to which the scholarship and public financing programs contribute for access to a private university for young people in families with little or no ability to pay for school fees tuition. The responses suggest a strong expectation of young people regarding professional success in their area of training and the introjection of individualistic values, central to the construction of subjects in times of neoliberal hegemony, as well as the little importance attributed to traditional political participation.||O artigo analisa resultados parciais de uma pesquisa mundial sobre juventudes universitárias, realizada no segundo semestre de 2016, com preenchimento de questionário on line e reporta dados relativos aos jovens com até 30 anos de idade em cursos de graduação na Universidade Católica do Salvador- UCSAL. Os dados selecionados permitiram traçar o perfil sócio biográfico dos alunos, sua relação com o trabalho, atividades e interesses pessoais, satisfação com a vida e autoestima, aspectos importantes da vida e da identidade e suas perspectivas para o futuro. A análise desses dados revelou a diversidade da situação socioeconômica dos jovens e das suas famílias, para o que contribuem os programas de concessão de bolsas e de financiamento público para o acesso a uma universidade particular de jovens em famílias com pouca ou nenhuma capacidade de pagamento das mensalidades. As respostas sugerem uma forte expectativa dos jovens quanto ao sucesso profissional na sua área de formação e a introjeção de valores individualistas, centrais na construção de sujeitos em tempos de hegemonia neoliberal, assim como a pouca importância atribuída à participação política tradicional.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
de Freitas, Katia Siqueira | Borges, Ângela | Lepikson, Maria de Fátima Pessôa | Lourau, Julie
Data
1 de outubro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7346 | 10.22481/praxisedu.v16i42.7346
Idioma
Editor
Direitos autorais
Fonte
Práxis Educacional; v. 16 n. 42 (2020): Educação, currículo e juventudes: dilemas e desafios atuais (out/dez); 135-157 | Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 42 (2020): Educação, currículo e juventudes: dilemas e desafios atuais (out/dez); 135-157 | Práxis Educacional; Vol. 16 No. 42 (2020): Educação, currículo e juventudes: dilemas e desafios atuais (out/dez); 135-157 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
Estudo | Juventudes universitárias | Trabalho | Valores | Study | University youth | Work | Values | Estudio | Jóvenes universitarios | Trabajo | Valores
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion