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APRENDER E ENSINAR SOB A ÓTICA DA TEORIA DA MODIFICABILIDADE COGNITIVA ESTRUTURAL DE FEUERSTEIN E DA PEDAGOGIA FREIREANA||LEARNING AND TEACHING FROM THE PERSPECTIVE OF FEUERSTEIN’S THEORY OF STRUCTURAL COGNITIVE MODIFIABILITY AND FREIRE’S PEDAGOGY||APRENDER Y ENSEÑAR DESDE EL PUNTO DE VISTA DE LA TEORÍA DE LA MODIFICABILIDAD COGNITIVA ESTRUCTURAL DE FEUERSTEIN Y DE LA PEDAGOGÍA FREIREANA
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Metadados
Descrição
A teoria da modificabilidade cognitiva estrutural se fundamenta na crença de que todo ser humano é capaz de aprender desde que esteja aberto às mudanças, independente de sua idade, condição genética ou experiência de vida. Partindo dessa premissa, este artigo, fruto de pesquisa teórica, aborda possibilidades de a mudança cognitiva estrutural dar-se de forma similar ao que ocorre nas mudanças naturais e contínuas dos aspectos biológicos cronológicos de uma pessoa, sendo que a diferença entre ambas estaria no fato da primeira ser opcional; e a segunda, determinada. A partir desta predisposição do sujeito, surgem novas formas de aprender e ensinar que podem ser incorporadas ao exercício cotidiano da prática docente para que este possa contribuir com sua modificabilidade cognitiva. Para corroborar com essa perspectiva, buscaram-se nos princípios pedagógicos da pedagogia freireana bases teóricas que fundamentam os saberes necessários à adoção desta prática. A modificabilidade cognitiva ocorre quando são criadas as condições adequadas, sejam elas da parte do professor ou do estudante, para isso se exige a superação da pedagogia conservadora que impede a autonomia, o diálogo e a criticidade, princípios basilares da pedagogia de Freire e considerados elementos essenciais para gerar a modificabilidade cognitiva estrutural.||The theory of structural cognitive modifiability is based on the belief that every human being is able to learn, provided they are open to change, regardless of age, genetic condition or life experience. Based on this premise, this article, which is the result of theoretical research, discusses the idea that structural cognitive change is similar to the natural biological and continual changes that occur in a person, over time. The difference between them lies in the fact that the first is optional, while the second is predetermined. Based on this predisposition of the subject, new forms of teaching and learning emerge that can be incorporated into the daily teaching practice, so that they can contribute to the student’s cognitive modifiability. To corroborate this perspective, we looked to the pedagogical principles of Freire's, for the theoretical bases underlying the knowledge necessary for the adoption of this practice. Cognitive modifiability occurs when the right conditions are created, whether by the teacher or student. For this, it is necessary to overcome the conservative pedagogy, which prevents autonomy, dialogue and criticism, all of which are basic principles of Freire's pedagogy, and are considered essential elements for generating structural cognitive modifiability.||La teoría de la modificabilidad cognitiva estructural se fundamenta en la creencia de que todo ser humano es capaz de aprender cuando está abierto a los cambios, independientemente de edad, condición genética o experiencia de vida. Partiendo de esa premisa, este artículo, fruto de investigación teórica, aborda posibilidades de que el cambio cognitivo estructural pueda darse de forma similar a lo que ocurre en los cambios naturales y continuos de los aspectos biológicos cronológicos de una persona, estando la diferencia en el hecho de que la primera es opcional y la segunda determinada. A partir de esta predisposición del sujeto surgen nuevas formas de aprender y enseñar que pueden ser incorporadas al ejercicio cotidiano de la práctica docente para contribuir con su modificabilidad cognitiva. Para corroborar esa perspectiva, buscamos en los principios pedagógicos de la pedagogía freireana bases teóricas que fundamenten los saberes necesarios a la adopción de esta práctica. La modificabilidad cognitiva ocurre cuando son creadas condiciones adecuadas, ya sea por parte del profesor o del estudiante, y para ello se exige la superación de la pedagogía conservadora que impide la autonomía, el diálogo y la criticidad, principios basilares de la pedagogía de Freire y considerados elementos esenciales para generar la modificabilidad cognitiva estructural.
ISSN
1984-7114
Periódico
Autor
Nogaro, Arnaldo | Strieder, Roque | Dalmina, Rute Rosângela
Data
8 de julho de 2016
Formato
Identificador
https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/6928 | 10.14210/contrapontos.v16n2.p186
Idioma
Editor
Fonte
Revista Contrapontos; v. 16, n. 2 (2016); 170-186 | Revista Contrapontos; v. 16, n. 2 (2016); 170-186 | 1984-7114 | 1519-8227
Assuntos
Ciências Humanas. Educação. | Modificabilidade; Formação Docente; Prática Pedagógica; Ação e Reflexão. | Education | Modifiability; Teacher Training; Pedagogical Practice; Action and reflection. | Educación | Modificabilidad; Formación Docente; Práctica Pedagógica; Acción y Reflexión.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion