Descrição
No trabalho com a matemática escolar, épreciso compreender os diferentes conceitos nas variadas situações relacionadas àsoperações de multiplicação e divisão, para que se possadar real significado às suas estratégias de resoluçãode problemas matemáticos.Nessa perspectiva, a Teoria dosCampos Conceituaispropõe uma análise da aprendizagem conceitual no ensino de Matemática. Diante do que se espera para a aprendizagem da multiplicação e da divisão no 6º anodo Ensino Fundamental, tendo como referência a importância do livro didático e do seu caráter esquematizador de ações que envolvem a prática docente, tornou-se pertinente realizar uma análise da abordagem desses conceitos em livros-texto para a matemáticaescolar,tendo como foco as situações de proporção simples do Campo Conceitual Multiplicativo.Buscando analisar qualitativamente como se dá a abordagem do eixo das proporções simples no livro didático de Matemáticamais adotado pelas escolas públicas da Mata Norte de Pernambuco, caracterizamosnossa pesquisa como um estudo de caso.Os resultados apresentadostrazem reflexõessobre o quanto é necessário analisar livros didáticos,partindo de uma abordagem conceitual. Implicaçõeseducacionais são discutidas.