Descrição
A pandemia de COVID-19 impôs uma nova ordem, um outro ritmo para a humanidade. O nosso cotidiano mudou e a escola tem tentado se ressignificar. A proposta deste artigo é apresentar alguns desafios e possibilidades da educação em tempos de pandemia e suscitar diálogos e reflexões sobre ensino remoto e sobre as potencialidades do uso das tecnologias digitais em rede para a formação de pessoas críticas, criativas, autônomas, autoras, em um tempo em que o exercício da cidadania se impõe. Desde janeiro de 2020, o mundo todo presenciou uma transformação nas rotinas em decorrência do isolamento e do distanciamento social imposto pelo alto índice de contaminação do coronavírus e, com as escolas, não foi diferente. No contexto da Educação Infantil, tem-se um agravante, pois teorias do processo de ensino e de aprendizagem defendem que a criança necessita da afetividade para aprender e se desenvolver, mas como promover afeto à distância? Dessa forma, utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica de recentes artigos, teses e pesquisas publicados após o início do período pandêmico. Entendeu-se que as dificuldades impostas ao trabalho desenvolvido na atualidade, tanto no que diz respeito às tecnologias digitais utilizadas quanto aos impactos que as teorias e técnicas pedagógicas sofreram causarão um déficit que precisará ser sanado futuramente.