-
Arte e educação com as plantas:: imagens e poesia no ensino de botânica
- Voltar
Metadados
Descrição
The focus of the present work is on the confluence of science, art and education. It discusses the potency of poetic behavior and artistic work in enabling us to experience perception in contact with plants. Starting from the dichotomy that marks the discourses of botanical illustrators and professors of Botany teaching, focused on the difference between scientific representation and artistic creation, we try a conciliatory path, based on the assumption that regardless of the intention in the creation of different images, the primordial contact with vegetable bodies has already meant a sharing experience. At this point, the lack of contact with the living bodies of animals and plants in pedagogical practices in the school environment is problematized. We thus arrive at an idea of teaching that combines knowledge and sensibilization, an important step towards a non-speciesist education.||O foco do presente trabalho está na confluência entre ciência, arte e educação. Discute-se a potência do comportamento poético e do fazer artístico em nos possibilitar experiências de percepção em contato com as plantas. Partindo da dicotomia que marca discursos de ilustradores botânicos e de professores da área de ensino de Botânica, focada na diferença entre representação científica e criação artística, tentamos uma via conciliatória, a partir do pressuposto de que, independente da intencionalidade que faz resultar diferentes imagens, o contato primordial com os corpos vegetais já significou uma experiência de compartilhamento. Nesse ponto, problematiza-se a ausência de contato com os corpos vivos de animais e plantas nas práticas pedagógicas em ambiente escolar. Chegamos, assim, a uma ideia de ensino que conjuga conhecimento e sensibilização, importante passo para uma educação não especista.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
da Silva Pinto, Tomás Veríssimo | Marin, Andreia
Data
29 de dezembro de 2022
Formato
Identificador
https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/42996 | 10.26512/cerrados.v31i60.42996
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2023 Revista Cerrados | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista Cerrados; v. 31 n. 60 (2022): Dossiê - Imaginários Botânicos; 99-112 | 1982-9701 | 0104-3927 | 10.26512/cerrados.v31i60
Assuntos
ilustração botânica | arte | percepção | representação | sensibilização | botanical illustration, art, perception, representation, sensitization
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion