-
ARTE PARA QUÊ? : UMA PROPOSTA DE ENSINO DA ARTE A PARTIR DO MOVIMENTO DE VANGUARDA DADAÍSMO
- Voltar
Metadados
Descrição
ART FOR WHAT? A PROPOSAL FOR TEACHING ART BASED ON THE VANGUARD DADAISM
Abstract: In addition to a report on art teaching practice applied to elementary school students, this article presents reflections on the different aspects of art teaching based on the triangular approach of author and art educator Ana Mae Barbosa. According to the author, art teaching should involve reading images, historical and social contextualization, as well as making art. The text presents an analysis of the creations made by the students, with the aim of observing their grasp of the concepts presented, as well as the validity of the proposal applied according to the specificities of the stage of development of the target audience.
Keywords: Art/education. Dadaism. Triangular approach.||O presente artigo apresenta, além do relato de prática de ensino de artes aplicada à alunos do ensino fundamental nível II, reflexões sobre os diferentes aspectos do ensino de artes a partir da abordagem triangular da autora e arte educadora Ana Mae Barbosa. De acordo com a autora, o ensino de artes deve envolver a leitura de imagens, a contextualização historica e social, bem como o fazer artístico. O texto apresenta a análise das criações realizadas pelos educandos, com o objetivo de observar sua apreensão dos conceitos apresentados, e ainda a validade da proposta apliucada de acordo com as especificidades da etapa do desenvolvimento do público contemplado.
Palavras chave: Arte/educação. Dadaísmo. Abordagem triangular.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Lawall, Cristiane
Data
25 de março de 2024
Formato
Identificador
http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/1292 | 10.19179/rdf.v58i58.1292
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2023 Cristiane Lawall | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Revista da FUNDARTE; v. 58 n. 58 (24): ARTE, EDUCAÇÃO E PERFORMANCE; e1292 | 2319-0868 | 1519-6569 | 10.19179/rdf.v58i58
Assuntos
Arte/educação | Abordagem triangular | Movimentos de vanguarda
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion