-
Artes do povo Xakriabá e a escola monoepistêmica: desafios metodológicos||Las artes del pueblo Xakriabá y la escuela monoepistémica: desafíos metodológicos||Arts of Xakriabá people and the monoepistemic school: methodological challenges
- Voltar
Metadados
Descrição
Doze anos após a promulgação da Lei nº 11.645/2008, há evidências de que o ensino das histórias e culturas dos povos indígenas no Brasil não vem sendo realizado nas escolas. Surgem perguntas: como a escola pode solicitar, ao professor, o ensino de uma história e uma cultura que ele nunca aprendeu? Como ensinar uma cultura de bases epistemológicas desconhecidas para a escola de tradição monoepistêmica? A partir de um diálogo entre um professor do povo Xakriabá e um professor não indígena, este artigo toca em pontos fundamentais, como as concepções de arte, cultura e educação, entre os Xakriabá, e como esse povo ensina e aprende suas artes. ||Doce años después de la promulgación de la Ley No. 11.645 / 2008, hay evidencia de que la enseñanza de las historias y culturas de los pueblos indígenas en Brasil no se ha llevado a cabo en las escuelas. Surgen preguntas: ¿cómo puede la escuela pedirle al maestro que enseñe una historia y una cultura que nunca aprendió? ¿Cómo enseñar una cultura de bases epistemológicas desconocidas a la escuela de tradición monoepistémica? Basado en un diálogo entre un maestro del pueblo Xakriabá y un maestro no indígena, este artículo aborda puntos fundamentales, como las concepciones de arte, cultura y educación, entre los Xakriabá, y cómo estas personas enseñan y aprenden sus artes.||Twelve years after the enactment of Law No. 11645/2008 there are evidences that the teaching of the history and the culture of indigenous peoples in Brazil has not been carried out in schools. Questions arise: how can the schools ask the teacher to teach a history and a culture that he has never learned? How to teach a culture of unknown epistemological bases to the school of monoepistemic tradition? From a dialogue between a teacher of Xakriabá people and a non-indigenous teacher, this paper touches on fundamental points such as the conceptions of arts, culture and education among the Xakriabá people and how this people teach and learn their arts.
ISSN
2357-9854
Periódico
Autor
Faria, Tales Bedeschi | Silva, Vanginei Leite
Data
23 de novembro de 2020
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/103618 | 10.22456/2357-9854.103618
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/103618/59198 | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos; COUTINHO, Rejane Galvão. Ensino de arte no Brasil: aspectos históricos e metodológicos. Curso de Especialização para o quadro do Magistério da SEESP. Unesp/Rede São Paulo de Formação Docente – Redefor. Módulo I. Disciplina 02. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40427/3/2ed_art_m1d2.pdf. Acesso em: 13 jan. 2018. | /*ref*/BEDESCHI, Tales. Artes indígenas e a escola não indígena: a retomada da cultura entre os Pataxó e os Xakriabá. 2020. Tese (Doutorado em Artes) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/33902. Acesso em: set. 2020. | /*ref*/BRASIL. Lei nº 11.645/2008, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11645.htm. Acesso em: 23 set. 2019. | /*ref*/CARVALHO, José Jorge. Encontro de saberes e descolonização: para uma refundação étnica, racial e epistêmica das universidades brasileiras. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón. (Orgs.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. 1. ed.; 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. | /*ref*/CORRÊA XAKRIABÁ, Célia Nunes; O barro, o genipapo e o giz no fazer epistemológico de autoria Xakriabá: reativação da memória por uma educação territorializada. 2018. 218 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais) — Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília, 2019. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/34103 Acesso em: 19 out. 2019. | /*ref*/FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 57. ed. rev. atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014. | /*ref*/LEITE, Nei. Manual de cerâmica Xakriabá. 1 ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2017. | /*ref*/LUCIANO, Gersem José dos Santos. Educação para manejo do mundo: entre a escola ideal e a escola real no Alto Rio Negro. Rio de Janeiro: Contra Capa; Laced, 2013. | /*ref*/LUCIANO, Gersem José dos Santos. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, 2006. | /*ref*/MELIÀ, Bartolomeu. Educação indígena na escola. Conferência ministrada no I Congresso Internacional de Educação Indígena. Dourados (MT), 23-27/3/1998. Uma versão anterior, “Ação pedagógica e alteridade: Por uma pedagogia da diferença”, foi apresentada na Conferência Ameríndia de Educação. Cuiabá, 17-21/11/1997. | /*ref*/PIMENTEL, Lucia Gouvêa. Abordagem Triangular e as narrativas de si: autobiografia e aprendizagem em Arte. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 4, n. 2, p. 307-316, maio/ago. 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/71493. Acesso em: 12 nov. 2018. | /*ref*/RICARDO, Fany Pantaleoni (Coord.). Povos indígenas no Brasil mirim. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2015. | /*ref*/SOUZA, Arissana Braz Bomfim. Arte indígena na escola. [Entrevista cedida a] Tales Bedeschi Faria. Revista Clea, Belo Horizonte, n. 6, p. 48-61, 2018. Disponível em: http://www.redclea.org/wp-content/uploads/2019/04/REVISTA-CLEA-N%C2%B0-6.-abril_DIAGRAMADA_-ok.pdf. | /*ref*/Fontes orais: LEITE, Dalzira. [Entrevista cedida a] Tales Bedeschi na Aldeia Barreiro Preto, Terra Indígena Xakriabá, São João das Missões, MG, 2019. | /*ref*/LEITE, Nei. Religiosidades de matriz africana e indígena e paz religiosa. Belo Horizonte, 2018. Palestra ministrada no evento Aldeia Kilombo no Século XXI em 29 set. 2018.
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 Revista GEARTE | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista GEARTE; v. 7, n. 3 (2020): Ensino de Artes Visuais e Artesania: experiências e confluências metodológicas | Revista GEARTE; v. 7, n. 3 (2020): Ensino de Artes Visuais e Artesania: experiências e confluências metodológicas | 2357-9854
Assuntos
Artes visuais; Educação | Artes indígenas. Educação diferenciada. Ensino de arte. Cultura indígena. Xakriabá. | Artes indígenas. Educación diferenciada. Educación Artística. Cultura indígena. Xakriabá. | Indigenous arts. Differentiated education. Art teaching. Indigenous culture. Xakriabá.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion