-
Articulation between the Triangular Approach and the Conceptual Field Theory: proposing dialogues between didactics and cognitive psychology||Articulação entre a Abordagem Triangular e a Teoria dos Campos Conceituais: propondo diálogos entre a didática e a psicologia cognitiva
- Voltar
Metadados
Descrição
This theoretical work seeks to do an approximation between Barbosa’s Triangular Approach and the Vergnaud’s Conceptual Fields Theory. To do this, we chose as the focus of our analysis the subject in action, which is the main link between the two theoretical models. This articulation can be made through the use of Vergnaud's concept of "operational invariant", since he is able to articulate both subjective and cultural dimensions of a subject in action. We forward our study of the process of conceptualization of students in Visual Arts. We hope that this work can serve as a theoretical basis for the construction of didactic sequences based on the action of the subject and that, in this way, subsidize both teachers and researchers in Visual Arts.||Este trabalho teórico procura realizar uma aproximação entre a Abordagem Triangular, da professora Ana Mae Barbosa, e a Teoria de Campos Conceituais, do psicólogo Gérard Vergnaud. Para tanto, elegemos como foco de nossa análise o sujeito em ação, que é o principal elo entre os dois modelos teóricos. Essa articulação pode ser feita por meio do uso do conceito de “invariante operatório” de Vergnaud, pois ele é capaz de articular as dimensões subjetiva e cultural de uma atividade. A partir daí, encaminhamos o nosso estudo do processo de conceitualização de estudantes em Artes Visuais. Esperamos que este trabalho possa servir de fundamentação teórica para a construção de sequências didáticas apoiadas na ação do sujeito e que, dessa forma, subsidiem tanto professores quanto pesquisadores em Artes Visuais.
ISSN
2357-9854
Periódico
Autor
Carvalho, Andressa Xavier Zinato | Carvalho Junior, Gabriel Dias de
Data
31 de agosto de 2017
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/70518 | 10.22456/2357-9854.70518
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/70518/43531 | /*ref*/ARRIASSECQ, Irene; GRECA, Ileana Maria. A teaching-learning sequence for the Special Relativity Theory at High School level historically and epistemologically contextualized. Science & Education, n. 21, p. 827-851, 2012. | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae. Ensino de arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008. | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino de arte. São Paulo: Perspectiva, 2014. | /*ref*/BOURG, Adrien; GUILLOT, Gérald. La didactique de la musique au sein des didactiques disciplinaires: emprunts et comparatismes. Recherche en Éducation Musicale, Québec, p. 43-69, 2015. | /*ref*/BRASIL. Lei n.o 9394, de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 20 dez. 1996. Disponível em : . Acesso em: 11 ago. 2017. | /*ref*/CARVALHO Jr., Gabriel Dias de. Invariantes operatórios na transição entre dois campos conceituais: o caso do tempo relativo. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. | /*ref*/CARVALHO Jr., Gabriel Dias de; AGUIAR Jr., Orlando Gomes de. Os campos conceituais de Vergnaud como ferramenta para o planejamento didático. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 25, n. 2, p. 207-227, 2008. | /*ref*/CARVALHO Jr., Gabriel Dias de; PARRAT-DAYAN, Silvia. Recortes históricos sobre a noção de schème em Piaget: o processo de desenvolvimento de um conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 96, n. 244, p. 522-540, 2015. | /*ref*/CHAUVIGNÉ, Christian; COULET, Jean-Claude. L’approche par compétences : un nouveau paradigme pour la pédagogie universitaire? Revue Française de Pédagogie, Lyon, p. 15-28, jul-set. 2010. | /*ref*/CUDMANI, Leonor Colombo de; PESA, Marta Azucena. La evolución de los significados de los conceptos científicos en relación con la estructura cognitiva de los estudiantes. Ciência & Educação, Bauru, v. 14, n. 3, p. 365-80, 2008. | /*ref*/ESCUDERO, Consuelo; JAIME, Eduardo A. Conocimientos-en-acción: un estudio acerca de la integración de las fuerzas y la energía en cuerpo rígido. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 14, n. 1, p. 115-133, 2009. | /*ref*/GALAND, Benoît. La motivation en situation d’apprentissage: les apports de la psychologie de l’éducation. Revue Française de Pédagogie, Lyon, n. 155, abr/jun. 2006. | /*ref*/LEVAIN, Jean-Pierre; LE BORGNE, Philippe; SIMARD, Arnaud. Apprentissage de schémas et résolution de problèmes en SEGPA. Revue Française de Pédagogie, Lyon, p. 95-109, abr./mai. 2006. | /*ref*/MOZZER, Nilmara Braga. O entendimento conceitual do processo de dissolução a partir da elaboração de modelos e sob a perspectiva da teoria dos campos conceituais. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. | /*ref*/OTERO, Marıa Rita; et al. La teoría de los campos conceptuales y la conceptualización en el aula de matemática y física. Buenos Aires: Dunken, 2014. | /*ref*/PIAGET, Jean. Biologie et connaissance: Essai sur les relations entre les régulations organiques et les processus cognitifs. Paris: Gallimard, 1967. | /*ref*/PRODANOFF, Fabiana. Enseñanza de nociones básicas de la Teoría Especial de la Relatividad (TER) en la Escuela Secundaria. Tesis (Doctorado en Enseñanza de las Ciencias Mención Física) – Núcleo de Investigación en Educación en Ciencia y Tecnología (NIECyT), Departamento de Formación Docente, Facultad de Ciencias Exactas, Universidad Nacional de Centro de la Provincia de Buenos Aires, Tandil, 2015. | /*ref*/RUSSELL, Bertrand. Introduction à la philosophie mathématique. Paris: Payot, 1991. | /*ref*/SÁ, L. A. C. Ensino/aprendizagem da fruição artística: abordagens e métodos. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. | /*ref*/SOULAS, Brigitte. L’Éducation Musicale: une pratique nécessaire au sein de l’école. Paris: L’Harmattan, 2008. | /*ref*/VERGNAUD, G. La théorie des champs conceptuels. Recherches en Didactique des Mathématiques. Recherches en Didactique des Mathématiques, v. 10, n. 23, p. 133-170, 1991. | /*ref*/VERGNAUD, Gérard. L’explication est-elle autre chose que la conceptualisation? In: LEUTENEGGER, Francia; SAADA-ROBERT, Madelon. (Eds.). Expliquer et comprendre en sciences de l'éducation. Genève: De Boeck, p. 31-44, 2002. | /*ref*/VERGNAUD, Gérard. Au fond de l’action, la conceptualisation. In: BARBIER, Jean-Marie. Savoirs Théoriques et Savoirs d’action. Paris: PUF, p. 275-292, 2011. | /*ref*/VIGOTSKI, Lev. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes. 2009. | /*ref*/WELLS, Gordon. Learning to use scientific concepts. Cultural Studies of Science Education, n. 3, p. 329-350, 2008.
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Revista GEARTE | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista GEARTE; v. 4, n. 2 (2017): Abordagem Triangular: territórios e perspectivas Arte/Educativas | Revista GEARTE; v. 4, n. 2 (2017): Abordagem Triangular: territórios e perspectivas Arte/Educativas | 2357-9854
Assuntos
Triangular Approach. Conceptual Fields Theory. Situation. Operational invariants. | Artes Visuais; Educação; Conceitualização | Abordagem Triangular. Teoria dos Campos Conceituais. Situação. Invariantes operatórios.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion