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Artificial Intelligence and Transparency in Journalism ||Inteligencia Artificial y Transparencia en el Periodismo||Inteligência Artificial e Transparência no Jornalismo
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Metadados
Descrição
The crisis that has affected journalism since the beginning of the century has led to the dismissal of thousands of journalists worldwide. To address the lack of human resources, many newspapers have turned to artificial intelligence (AI), but the introduction of non-human and poorly scrutinized systems has raised new questions related to the transparency of the journalistic process, affecting the already fragile credibility of the media. In the absence of legislation related to the use of AI in journalism, the media have been publishing recommendations to guide professionals. In this work, we analyze two pioneering documents, one from Estadão (Brazil) and another from the BBC (UK), which show how these media seek to gain consumer trust by explaining how they use artificial intelligence in newsrooms.||La crisis que afecta al periodismo desde principios de siglo ha provocado el despido de miles de periodistas en todo el mundo. Para hacer frente a la falta de recursos humanos, muchos periódicos han recurrido a la inteligencia artificial (IA). Sin embargo, la introducción de sistemas no humanos ha planteado nuevas cuestiones relacionadas con la transparencia del proceso periodístico, afectando a la ya frágil credibilidad de los medios de comunicación. A falta de legislación específica, los medios han ido publicando recomendaciones para orientar a los profesionales. En este trabajo, analizamos dos documentos pioneros, uno de Estadão (Brasil) y otro de la BBC (Reino Unido), que muestran cómo estos medios tratan de ganarse la confianza de los consumidores explicando cómo utilizan la inteligencia artificial en las redacciones.||A crise que afeta o jornalismo desde o início do século levou ao despedimento de milhares de jornalistas em todo o mundo. Para solucionar a falta de recursos humanos, muitos jornais recorreram à inteligência artificial (IA), mas a introdução de sistemas não humanos e pouco escrutináveis levantou novas questões relacionadas com a transparência do processo jornalístico, afetando a já frágil credibilidade dos media. Não havendo legislação relacionada com o uso da IA no jornalismo, os meios de comunicação têm publicado recomendações que orientem os seus profissionais. Neste trabalho analisamos dois documentos pioneiros, um do Estadão (Brasil) e outro da BBC (Reino Unido), que mostram a forma como estes media procuram ganhar a confiança dos consumidores, explicando de que forma usam a IA nas redações.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Canavilhas, João | Biolchi, Bárbara
Data
29 de maio de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/62654 | 10.22409/rmc.v18i2.62654
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Mídia e Cotidiano
Fonte
Mídia e Cotidiano; v. 18 n. 2 (2024): Diálogos interdisciplinares vindos do Sul Global: a IA na berlinda; 43-64 | 2178-602X | 10.22409/rmc.v18i2
Assuntos
Jornalismo | Inteligência Artificial | Transparência | Credibilidade | Periodismo | Inteligencia Artificial | Transparencia | Credibilidad | Journalism | Artificial Intelligence | Transparency | Credibility
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion