-
AS ABORDAGENS ACERCA DA HISTÓRIA IBÉRICA MEDIEVAL EM LIVROS DIDÁTICOS||The Approaches on Medieval Iberian History in Didactic Books
- Voltar
Metadados
Descrição
The present reflection is the result of a qualitative documentary research that aimed to study the approaches of medieval Iberian History in textbooks of History and from this perspective to reflect on cultural, ethnic and religious diversity. Thus, it is intended to reconcile two concerns: bring to light the discussion of the theme of diversity in a specific period and space, and investigate how this theme is being approached in didactic publications. Considering the cultural, ethnic and religious diversity of the Medieval Iberian Peninsula, what are the approaches in the History textbooks, of the 1st year of High School, approved in the National Program of Didactic Book for the High School 2015-2017? Thus is relevant to know how these themes are discussed in Iberian History problematizing the textbook as support for teaching proposals focused on this area of knowledge. The results lead us to affirm that the analyzed books show an expressive openness in what refers to contemporary historiographical discussions when they have a significant space to the medieval period, seeking to deconstruct myths and stereotypes. However, as regards to the contents of the Iberian Peninsula, a simplified and correlated approach with the historical process of other Europe regions such as France, England and Germany was noted. Specifically, on the cultural and religious diversity, fruit of the relations between Christians, Muslims and Jews in the Iberian Medieval, the mention occurred in a punctual way in the context of the Islamic expansion.||A presente reflexão é resultado de uma pesquisa qualitativa de cunho documental que visou estudar as abordagens da História Ibérica medieval em livros didáticos de História e sob essa perspectiva refletir sobre a diversidade cultural, étnica e religiosa. Dessa forma, pretende-se compatibilizar duas preocupações: trazer à luz a discussão do tema da diversidade em um período e espaço específicos, e investigar de que maneira esse tema está sendo abordado nas publicações didáticas. Buscou-se respodender a seguinte questão de pesquisa: considerando a diversidade cultural, étnica e religiosa da Península Ibérica Medieval, quais são as abordagens presentes nos livros didáticos de História, do 1º ano do Ensino Médio, aprovados no Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio 2015-2017? Torna-se relevante conhecer como esses agentes são inseridos na História Ibérica, problematizando o livro didático como instrumento de apoio para a construção de propostas de ensino de História Ibérica. Os resultados encontrados nos levam a afirmar que os livros analisados denotam uma expressiva abertura no que se referem às discussões historiográficas contemporâneas quando dispõem de um espaço significativo ao período medieval, buscando desconstruir mitos e estereótipos. Entretanto, no que se referem aos conteúdos sobre a Península Ibérica notou-se uma abordagem simplificada e correlacionada com o processo histórico de outras regiões da Europa como: a França, a Inglaterra e a Alemanha. Especificamente, sobre a diversidade cultural e religiosa, fruto das relações entre cristãos, muçulmanos e judeus no medievo ibérico, a menção se deu de maneira pontual no contexto da expansão islâmica.
ISSN
0100-6932
Periódico
Autor
Oliveira, Fabiana de | Avelino, Maria Aparecida
Data
19 de dezembro de 2018
Formato
Identificador
https://revistas.ufpr.br/historia/article/view/58066 | 10.5380/his.v67i1.58066
Idioma
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2018 História: Questões & Debates
Fonte
História: Questões e Debates; v. 67, n. 1 (2019): POÉTICAS FEMINISTAS NA HISTÓRIA, ARTE E LITERATURA; 259-281 | História: Questões & Debates; v. 67, n. 1 (2019): POÉTICAS FEMINISTAS NA HISTÓRIA, ARTE E LITERATURA; 259-281 | 2447-8261 | 0100-6932 | 10.5380/his.v67i1
Assuntos
Idade Média; Península Ibérica; Livro Didático | Middle Ages; Iberian Peninsula; Didactic Books
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion