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As Articulações entre a Pedagogia e o Campo Psi no Governamento da Infância
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Metadados
Descrição
Neste trabalho empreendo discussão que se propõe a estabelecer articulações entre discursos pedagógicos e formulações do campo psi. Parto da hipótese de que, no afã de se tornar científica, a pedagogia foi buscar no campo da psicologia evolutiva, hoje psicologia do desenvolvimento, um conjunto de saberes sobre a criança, a partir de pressupostos que centravam tais características e processos no desenvolvimento das estruturas e do funcionamento mentais. Analiso, então, a partir de uma teorização de inspiração pós-estruturalista, formulações discursivas provenientes destes dois campos, indicando seus enlaces, seus interesses compartilhados, seu compromisso com regimes de verdade específicos. Também destaco, através de uma revisão histórica, como a pedagogia vai buscar nos saberes da áreapsi a autoridade para auto-outorgar-se o rótulo de pedagogia científica (mas também moderna e experimental). São os saberes da área “psi” que constituem uma forma de inteligibilidade e um regime de enunciação que mostra que as práticas pedagógicas, para serem exercidas, dependem de diagnósticos, de formas de classificação, de categorias e definições fornecidas pelos saberes teórico-práticos das “ciências psicológicas”. Ao apontar as estreitas vinculações entre a educação contemporânea e a marca psi, o estudo destaca como tais vinculações servem de justificativa para o governamento das crianças e das coisas a elas associadas. São formas de conhecimento do campo psi que produziram e continuam a produzir todo um aparato teórico para a avaliação, o cálculo e a intervenção educativa.Oferecem, assim, um arsenal conceitual para descrever, categorizar, classificar os seres humanos, desde a mais tenra idade, permitindo àsautoridades públicas e privadas utilizarem-se de um regime de enunciação para justificar seu governo dos homens e das coisas.
ISSN
2175-2613
Autor
Bujes, Maria Isabel Edelweiss
Data
17 de agosto de 2018
Formato
Identificador
Idioma
Fonte
CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL; v. 7 n. 17 (2012): Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional; 253 - 268 | 2175-2613 | 1980-9700
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion