Descrição
O trabalho busca discutir a relação das personagens com as paisagens da cidade fílmica de O Abismo Prateado (Karim Aïnouz; 2013), um híbrido composto por edifícios, areia e mar. As personagens são expostas às imagens da natureza (praia) e da intervenção urbana (moradias), enclausurando Violeta (Alessandra Negrini) no não-lugar, uma personagem de estrada, que nos termos de Marc Augé (2007) ocupa lugares de passagem. Investiga-se como as paisagens, enquadradas pela tela cinematográfica, criam metáforas e interações com as personagens entre a procura da razão, o concreto das edificações humanas e o mar de emoções, a praia. ||The work discusses the relationship of the characters with the landscapes of filmic city of O Abismo Prateado (Karim Aïnouz; 2013), a hybrid composed of buildings, sand and sea. The characters are exposed images of nature (beach) and urban intervention (housings), enclosing Violet (Alessandra Negrini) in the non-place, a road character, that under Marc Augé (2007) deals with passing places. Investigating as landscapes framed by the motion picture screen create metaphors and interactions with the characters between the demand of reason, the concrete human buildings and the sea of emotions, the beach.