Descrição
O PIBID-Geografia da Universidade de Sorocaba (Uniso) desenvolveu, entre os anos de 2014 e 2016, diversos trabalhos referentes aos campos da Educação Ambiental e da Geografia Agrária, na Escola Estadual Escolástica de Almeida, em Sorocaba-SP. Foram construídas três ferramentas de trabalho, que buscaram tanto colaborar com a formação escolar dos estudantes de sextos anos do Ensino Fundamental, quanto enriquecer as discussões teóricas e exercícios pedagógicos dos discentes do curso de Geografia da Uniso que foram bolsistas do programa. Essas três ferramentas foram a prática da compostagem, a manutenção de verduras e legumes em hortas orgânicas, e a produção de mandioca e milho orgânicos, não-transgênicos. A proposta do trabalho do PIBID de Geografia da Uniso teve como intenção criar diálogos e possibilidades alternativas de ação, no que diz respeito à temática da produção agrícola, da utilização de insumos industriais, a degradação do meio ambiente e a contaminação de animais e pessoas. As Perspectivas Ecologistas em Educação, cujo escopo teórico se baseia nos trabalhos de Paulo Freire e Marcos Reigota, foram utilizadas, tanto durante o Programa quanto neste artigo, como base político-filosófica e proposta metodológica de construção de outros saberes e atitudes sobre os temas abordados.