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Atividades de extensão no IFRJ – Campus Duque de Caxias: a música em pauta||Community work in IFRJ – Duque de Caxias Campus: music on the agenda.
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Metadados
Descrição
DOI: 10.12957/interag.2016.15575O trabalho visa descrever algumas atividades de extensão relacionadas à música que são desenvolvidas no IFRJ – Campus Duque de Caxias. As atividades musicais inseridas nessa proposta têm como base a Lei nº 11.769/08, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de Música na educação básica, os referenciais de Kater, Sobreira, além de Penna, Barros e Mello. Os procedimentos metodológicos consistem na realização de oficinas de Teoria e Percepção Musical, Prática de Conjunto, Sonorização Básica e Editoração de Partituras. Essas atividades de extensão são realizadas no campus, com a participação de alunos, ex-alunos, servidores e comunidade externa, e têm a finalidade de qualificar os participantes a estruturar todas as etapas inerentes à realização do projeto de extensão, desde a parte de preparação dos equipamentos de áudio até o produto final, que são as apresentações musicais. As principais contribuições consistem na interação entre os participantes do projeto, além de constituir o cerne formador de um grupo musical oficial do IFRJ, o qual pode se tornar uma importante ferramenta de divulgação da instituição no município de Duque de Caxias. Como consequência desse trabalho, pretende-se estruturar um núcleo de cultura no campus, realizando de maneira concreta uma proposta de política cultural no IFRJ.||DOI: 10.12957/interag.2016.15575This paper aims to describe some community activities that promote the learning of music developed in IFRJ – Duque de Caxias Campus. Music activities in this proposal are based on the Law No. 11.769 /08, which establishes mandatory Music teaching in basic education. Also, they are based on references such as Kater, Sobreira, besides Penna, Barros and Mello. The methodological procedures consist in Theory and Music Perception workshops, Ensemble, Basic Sound and Score Writing. These activities are held on campus, with the participation of students, former students, employees, and the outside community. They aim to qualify participants to structure all the steps involved in completion of the community project, from the preparation of the audio equipment to the final product, that is, the musical performances. The main contributions of these community activities consist of the interaction between the project participants, besides being the forming heart of an official musical group of IFRJ, which can become an important marketing tool of the institution in the municipality of Duque de Caxias. As a result of this project, we intend to structure a core culture group on campus, performing in a concrete way a draft cultural policy in IFRJ.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Abreu Júnior, Jupter Martins de
Data
29 de junho de 2016
Formato
Identificador
https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/15575 | 10.12957/interag.2016.15575
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Interagir: pensando a extensão; n. 21 (2016): JANEIRO-JUNHO; 93-101 | 2236-4447 | 1519-8847
Assuntos
Música | IFRJ | Duque de Caxias. | Music | IFRJ | Duque de Caxias.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion