Descrição
As diversas reclamações por parte de professores de línguas, geralmente, dizem respeito a questões de gramática. O motivo de tais reclamações envolvem atividades propostas no livro didático, por estas não serem centradas no uso. Considerando, pois, que o livro didático é um dos principais recursos didáticos, nosso objeto de estudo, neste artigo, centra-se na tipologia das atividades gramaticais reveladas no livro texto. Em geral, objetivamos analisar de que forma as atividades de gramática são desenvolvidas no livro didático de inglês com foco em língua estrangeira. O aporte teórico é baseado na abordagem funcionalista, a partir de Halliday (2004). A investigação ocorre mediante a análise minuciosa das unidades em relação às atividades de gramática em três livros didáticos de língua inglesa (Inglês Doorway, Log In to English I e English for All). A escolha desse material é motivada por este circular entre professores de inglês do ensino médio da cidade de Fortaleza (CE). Os resultados dessa investigação revelam que o foco principal das atividades analisadas nos três manuais de língua inglesa ainda está voltado para um ensino de gramática com atividades que prestigiam a forma e não o uso.Palavras-chave: Língua estrangeira, livro didático de inglês, atividades de gramática.