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AURIS KEYBOARD: FERRAMENTA DE AUXÍLIO AO TREINAMENTO DE PERCEPÇÃO MUSICAL PARA PESSOAS SURDAS
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Metadados
Descrição
A presente pesquisa trata do processo de inclusão de indivíduos surdos ao ensino formal de música, por meio da tradução da informação sonora em vibração tátil. A partir da compreensão das ferramentas e metodologias já utilizadas para dar suporte ao ensino de música para pessoas surdas, foi possível o desenvolvimento de uma nova ferramenta contendo algumas das principais características exitosas nos estudos anteriores. Realizou-se, então, uma pesquisa quantitativa, com base em experimentos realizados com grupos de indivíduos surdos e ouvintes, que utilizaram o protótipo construído, e geraram informações para sustentar uma análise da capacidade da percepção tátil de elementos rítmicos e melódicos. O uso da ferramenta foi avaliado como positivo para os casos abordados, o que sugere que a tradução do som para vibrações táteis é possível e pode ser utilizada para atividades relacionadas ao ensino formal de música.
ISSN
1518-2630
Periódico
Autor
Sá, Caio Vinícius Pereira de; Universidade Federal da Paraíba | Batista, Carlos Eduardo Coelho Freire; Universidade Federal da Paraíba | Santos, Donately da Costa; Chronos Escola de Música
Data
21 de novembro de 2019
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
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Fonte
REVISTA DA ABEM; v. 27, n. 43 (2019)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion