-
Authorial gesture: guarantor for significant experiences in the teaching of advertising creation||Gesto autoral: fiador para experiencias significativas en la enseñanza de creación publicitária||Gesto autoral: fiador para experiências significativas no ensino de criação publicitária
- Voltar
Metadados
Descrição
In this article, portion of a longitudinal study supported by MCTI/CNPq and accomplished in partnership between institutions among UFPR, UFPE and UFSM, we thought about possible strategies for significant experiences in the teaching of advertising design: narratives of itself, estrangement of the market practices in advertising, repertoire formation, playfulness, personalization. Leaving of a discursive conception, of orientation pecheut’s, we operated theoretically with the authorship concepts and of discursive place. Therefore, it is under the aegis of such notions that we agglutinated the discussions concerning reconfigurations in the teaching of advertising design, in the instance of the subject of knowledge (teacher and student). We defended that the educational practice provides learning situations for slidings of senses and for the student’s insert in the discursive game, securing significant experiences through the authorial gesture.||En este artículo, porción de un estudio longitudinal apoyado por el MCTI/CNPq y realizado en asociación interinstitucional entre la UFPR, la UFPE y la UFSM, reflejamos sobre posibles estrategias para experiencias significativas en la enseãnza de creación publicitaria: narrativas de sí, alejamiento de las prácticas mercadológicas en publicidad, formación de repertorio, ludicidad, personalización. Partiendo de una concepción dicursiva, de orientación pecheutiana, operamos teóricamente con los conceptos de autoría y de lugar discursivo. Así, es bajo la égida de tales nociones que aglutinamos las discusiones acerca de reconfiguraciones en la enseñanza de creación publicitaria, en la instancia de los sujetos del conocimiento (profesor y estudiante). Defendemos que la práctica docente proporcione situaciones de aprendizaje para deslizamientos de sentidos y para la inserción del estudiante en el juego discursivo, afianzando experiencias significativas por medio del gesto autoral.||Neste artigo, porção de um estudo longitudinal apoiado pelo MCTI/CNPq e realizado em parceria interinstitucional entre a UFPR, a UFPE e a UFSM, refletimos sobre possíveis dimensões para experiências significativas no ensino de criação publicitária: narrativas de si, distanciamento das práticas mercadológicas em publicidade, formação de repertório, ludicidade, personalização. Partindo de uma concepção discursiva, de orientação pecheutiana, operamos teoricamente com os conceitos de autoria e de lugar discursivo. Portanto, é sob a égide de tais noções que aglutinamos as discussões acerca de reconfigurações no ensino de criação publicitária, na instância dos sujeitos do conhecimento (professor e estudante). Defendemos que a prática docente proporcione situações de aprendizagem para deslizamentos de sentidos e para a inserção do estudante no jogo discursivo, afiançando experiências significativas por meio do gesto autoral.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Hansen, Fábio | Correa, Rodrigo Stéfani | Petermann, Juliana
Data
1 de agosto de 2017
Formato
Identificador
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/25999 | 10.15448/1980-3729.2017.3.25999
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 Revista FAMECOS
Fonte
Revista FAMECOS; Vol. 24 No. 3 (2017); ID25999 | Revista FAMECOS; Vol. 24 Núm. 3 (2017); ID25999 | Revista FAMECOS; v. 24 n. 3 (2017); ID25999 | 1980-3729 | 1415-0549 | 10.15448/1980-3729.2017.3
Assuntos
Teaching | Advertising design | Authorship | Advertising design | Enseñanza | Creación publicitaria | Autoría | Creación publicitaria | Criação publicitária | Ensino | Autoria | Criação publicitária
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion