-
(AUTO)BIOGRAPHICAL NARRATIVE: AN APPROACH TO THE SELF AS AN AESTHETIC EXPERIENCE OF RESEARCHERS WOVEN INTO “PATCHWORK QUILT”||NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA: UNA APROXIMACIÓN AL YO COMO EXPERIENCIA ESTÉTICA DE INVESTIGADORES ENTRETEJIDOS EM “COLCHA DE RETAZOS”||NARRATIVA (AUTO) BIOGRÁFICA: UMA ABORDAGEM DE SI COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA DE PESQUISADORAS EM FORMAÇÃO TECIDA NA COLCHA DE RETALHOS
- Voltar
Metadados
Descrição
This article is the result of studies carried out in the project Narrative (auto) biographical pictorial: social representations in the aesthetic experience of training paths. Focusing on the formative and investigative device “Patchwork Quilt”, developed by Berkenbrock-Rosito (2014), as a proposal for training teachers, managers and researchers through (auto)biographical narratives in their written, pictorial and oral dimensions. Thus, the concept of aesthetics in Schiller (2002) is assumed, which resides in the articulation between the sensitive and reason, in Freire (2010), aesthetics as a development of autonomy and emancipation. The concept of Aesthetic Experience in Adorno (2000). The Patchwork Quilt methodology (BERKENBROCK-ROSITO, 2014) is used to elaborate patches that make up the history of each researcher's formative path. These pictorial productions are the object of analysis in this study. The constitution of the researcher's historicity is of paramount importance for a research work with a qualitative approach. A hermeneutics of the (auto)biographical narrative allows the researcher to express the historical character of the tradition in their vision of the world when narrating themselves. In this perspective, the historicity of the researchers is expanded from the Hermeneutic approach, in Gadamer (2000, 2007), above all, the art of narrating in the pictorial dimension is presented as a possibility of an epistemic knowledge, making use of different languages: written, oral and pictorial.||Este artículo es el resultado de los estudios llevados a cabo en el proyecto Narrativa (auto) biográfica pictórica: representaciones sociales en la experiencia estética de trayectorias formativas. Centrándonos en el dispositivo formativo e investigativo “Colcha de retazos” desarrollado por Berkenbrock-Rosito (2014), como propuesta de formación de docentes, gestores e investigadores através de narrativas (auto) biográficas en su dimensión escrita, pictórica y oral. Así, se asume el concepto de estética en Schiller (2002), que reside en la articulación entre lo sensible y la razón, en Freire (2010), la estética como desarrollo de la autonomía y la emancipación. El concepto de experiencia estética en Adorno (2000). Se utiliza la metodología Colcha de retazos (BERKENBROCK-ROSITO, 2014) para elaborar parches que componen la historia del camino formativo de cada investigador. Estas producciones pictóricas son objeto de análisis en este estudio. La constitución de la historicidad del investigador es de suma importancia para un trabajo de investigación con enfoque cualitativo. Una hermenéutica de la narrativa (auto) biográfica permite al investigador expresar el carácter histórico de la tradición en su visión del mundo al narrarse a sí mismos. En esta perspectiva, la historicidad de los investigadores se amplía desde el enfoque hermenéutico, en Gadamer (2000, 2007), sobre todo, el arte de narrar en la dimensión pictórica se presenta como una posibilidad de un conocimiento epistémico, haciendo uso de diferentes lenguajes: escrito, oral y pictórica.||O presente artigo é resultado dos estudos realizados no projeto Narrativa (auto) biográfica pictórica: representações sociais na experiência estética dos percursos formativos. Com foco no dispositivo formativo e investigativo “Colcha de Retalhos”, desenvolvido por Berkenbrock-Rosito (2014), como proposta de formação do professor, gestor e pesquisador por meio das narrativas (auto)biográficas em suas dimensões escrita, pictórica e oral. Assim, assume-se o conceito de estética em Schiller (2002), que reside na articulação entre o sensível e a razão, em Freire (2010), a estética como desenvolvimento da autonomia e emancipação. O conceito de Experiência Estética em Adorno (2000). Utiliza-se a metodologia Colcha de Retalhos (BERKENBROCK-ROSITO, 2014) para elaboração retalhos que compõem a história o percurso formativo de cada pesquisadora. Estas produções pictóricas são o objeto de análise deste estudo. A constituição da historicidade do pesquisador é de suma importância para um trabalho de pesquisa na abordagem qualitativa. Uma hermenêutica da narrativa (auto) biográfica permite ao pesquisador que ao narrar-se expresse o caráter histórico da tradição em sua visão de mundo. Nesta perspectiva, a historicidade das pesquisadoras é ampliada a partir do enfoque Hermenêutico, em Gadamer (2000, 2007), sobretudo, apresenta-se a arte de narrar na dimensão pictórica como uma possibilidade de um saber epistêmico, fazendo uso de diferentes linguagens: escrita, oral e pictórica.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Maia de Oliveira, Kiara | Chaves de Freitas, Nataly | Prado Barros Araújo, Kaylla Ariane | Berkenbrock-Rosito, Margaréte May
Data
30 de dezembro de 2022
Formato
Identificador
https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/558 | 10.22476/revcted.v8.id558
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 Crítica Educativa
Fonte
Crítica Educativa; v. 8 n. 2 (2022): Modos de Narrar a Vida; 1-19 | 2447-4223
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion