-
AVALIAÇÃO COMO ELEMENTO FUNDAMENTAL NA TRANSIÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA PRIMÁRIA DA ZONA B, NO MUNICÍPIO DE BENGUELA
- Voltar
Metadados
Descrição
This study investigates how elementary students’ assessment is considered in the school context, especially in transition classrooms. The study was conducted in Escola Primária BG-1087 of Zone B of the municipality of Benguela, with the participation of the management body and teachers, to whom the interview survey was applied to understand how the evaluation of primary school students is done in the transition classes at the reference school. The type of study is descriptive with a qualitative approach and some documents were analyzed such as Basic Law no 13 of 31 December 2001, Decree-Law no 17 of 2016, Decree-Law no 32 of 2020, and Presidential Decree no 162 of August 01, 2023, all refer to the educational system of Angolan, also perceives the historical phases that trailhou, from the end of the abolition of the colonial educational system in 1977, until today. These regulations observe some innovations in the structure of the educational system, the gratuity, and the inclusion of people with disabilities and special educational needs, had their impact on the quality of education and the construction of more school infrastructures in all countries, and the emergence of deprivation institutions. As for the results obtained by the members of the management and the teachers, the permanent training of the teacher, the absence of criteria that explain the modality of evaluation in the automatic transition classes, that is, 1st, 3rd, and 5th grade, stand out.||Este estudo visa investigar como é considerada a avaliação dos alunos do ensino primário no contexto escolar, sobretudo nas classes de transição. O referido estudo foi feito numa Escola Primária BG-1087 da Zona B do município de Benguela, com a participação do corpo directivo e professores, aos quais se aplicou o inquérito por entrevista com objectivo de compreender como é feita a avaliação dos alunos do ensino primário nas classes de transição na escola em referência. O tipo de estudo é descritivo com abordagem qualitativa e foram analisados alguns documentos como: Lei de base nº 13 de 31 de Dezembro de 2001, Decreto Lei n.º 17 de 2016, Decreto Lei n.º 32 de 2020 e Decreto presidencial nº 162 do dia 01 de Agosto de 2023, todos referenciam o sistema educativo de Angola, também se percebe as fases históricas que trilhou, desde o fim da abolição do sistema educativo colonial em 1977, até hoje. Nestes normativos se observa algumas inovações na Estrutura do Sistema Educativo, a gratuidade e a inclusão das pessoas com deficiência e com necessidades educativas especiais, tiveram a sua repercussão na qualidade de ensino e a construção de mais infra-estruturas escolares em todo país e surgimento de instituições privadas. Quanto aos resultados obtidos dos membros da direcção e dos professores, destacam-se a formação permanente do professor, a inexistência de critérios que explicitam a modalidade de avaliação nas classes de transição automática, isto é, 1ª, 3ª e 5ª classe.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Memuana, Armando Vicente
Data
28 de dezembro de 2024
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Inventário
Fonte
Inventário; n. 34 (2024); 47-60 | 1679-1347
Assuntos
Avaliação | Classes de transição | Monodocência e Ensino-aprendizagem | Assessment | Transition Classes | Single-Teacher System | Teaching-Learning
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Textos de Seção Temática