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Avaliação, desenvolvimento institucional e qualidade do trabalho acadêmico||Evaluation, institutional development and quality at the academic work
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Metadados
Descrição
The article tries to render policies, concept and practices problematic, as well as evaluation of high education that have been introduced in Brazil, especially from 1990 decades on. The different modalities and evaluation mechanisms mean significant changes in academic culture, in teaching, in institutions administration, in curricular definitions, and mainly in thestructure of high education. The study has evaluated the policy and ethical meaning that support theorical-conceptual guidelines of evaluation that has been introduced in the country. It presumes that the appraised estimate proposal, in real qualitative outlook should make clear the answer to the nuclear question: “What is evaluation good for?” In this sense, it is argued that evaluation should perform the proposal for contributing to conceivewell-turned judgement and to make decisions that will fall upon improvement of development process of the IES, that is, to follow a methodological way to allow changes in its construction process and even in the systematic institutional evolution itself, considering the quality of academic work and IES administration.||O artigo busca problematizar as políticas, concepções e práticas de avaliação da educação superior que vêm sendo implementadas no Brasil, sobretudo a partir da década de 1990. As diferentes modalidades e mecanismos de avaliação implicam em mudanças significativas na cultura acadêmica, no trabalho docente, na gestão das instituições, nas definições curriculares e, sobretudo,na estruturação do campo da educação superior. O estudo avalia, ainda, o sentido político e ético que ancora as diretrizes teórico-conceituais da avaliação que vem sendo implementada no país. Parte do pressuposto de que a proposta avaliativa, numa perspectiva realmente qualitativa, deve deixar clara a resposta à questão nuclear: para que se quer avaliar. Nesta direção, argumenta que a avaliação deva servir ao propósito de contribuir para a formulação de juízos equilibrados e para a tomada de decisões que incidirão diretamente sobre o aperfeiçoamento do processo de desenvolvimento das IES, o que significa adotar um caminho metodológico que permita a geração de mudanças no processo de suas construções e ainda na própria sistemáticade avaliação institucional, tendo em vista a qualidade do trabalho acadêmico e da gestão das IES.
ISSN
0104-4060
Periódico
Autor
Oliveira, João Ferreira de | Fonseca, Marília | Amaral, Nelson Cardoso
Data
31 de dezembro de 2006
Formato
Identificador
Idioma
Editor
Fonte
Educar em Revista; v. 22, n. 28 (2006); p. 71-87 | Educar em Revista; v. 22, n. 28 (2006); p. 71-87 | Educar em Revista; v. 22, n. 28 (2006); p. 71-87 | 1984-0411 | 0104-4060
Assuntos
avaliação; qualidade; desenvolvimento institucional; evaluation; quality; institutional development
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion