-
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO ENSINO DO PORTUGUÊS DA ESCOLA PRIMÁRIA DO INCONCON (SELES-CUANZA SUL)
- Voltar
Metadados
Descrição
Assessment is a component that continuously accompanies the teaching-learning process at the beginning, during, and after the process. In each of these three moments, assessment has a function: to diagnose, to control, and to classify, and these are related to the assessment modalities: diagnostic, formative, and summative (Haydt, 2002). Our research focuses on the 1st modality, which is highly relevant insofar as diagnostic assessment contributes to the process of ensuring significant learning and achieving the teaching-learning objectives of the Portuguese language in primary education. Thus, this research has the following objectives: general, to understand how primary school teachers, specifically in the 1st grade, deal with the issue of diagnostic assessment and its results; specific, to find out whether the language that children bring from home is Portuguese or one of the local languages. It should be noted that this research, despite having a theoretical-conceptual preface, its body is essentially field research into the context of the child. To this end, we began by selecting the field of investigation, constituting a sample, and triggering the case study through the following instruments: observation grid (class attendance) and interview guide.||A avaliação é um componente que, de modo ininterrupto, acompanha o processo de ensino-aprendizagem no início, durante e depois do processo. Em cada um desses três momentos, a avaliação tem uma função: a de diagnosticar, a de controlar e a de classificar e, as mesmas estão relacionadas com as modalidades de avaliação: a diagnóstica, formativa e somativa (Haydt, 2002). A nossa pesquisa incide sobre a primeira modalidade, que possui grande relevância na medida em que contribui para que o processo garanta aprendizagens significativas e concretize os objectivos de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no ensino primário. Deste modo, esta pesquisa tem os seguintes objectivos: geral, compreender como os professores do ensino primário, concretamente da 1ª classe, lidam com a questão da avaliação diagnóstica e os seus resultados; específico, saber se a língua que as crianças trazem de casa é o português ou uma das línguas locais. Saliente-se que esta pesquisa, apesar de ter um prefácio teórico-conceitual, o seu corpo é, essencialmente, a pesquisa de campo do contexto da criança. Para isso, começamos por selecionar o campo de investigação, constituir uma amostra e desencadear o estudo de casos por meio dos seguintes instrumentos: grelha de observação (assistência às aulas) e guião de entrevista.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Mikana, Maximino | João, Miguel Armindo
Data
28 de dezembro de 2024
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Inventário
Fonte
Inventário; n. 34 (2024); 127-138 | 1679-1347
Assuntos
Avaliação | Processo de ensino-aprendizagem | língua Portuguesa | Assessment | teaching-learning process | Portuguese language
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Textos de Seção Temática