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AVALIAÇÃO DO ENSINO ONLINE NO CURSO DE JORNALISMO: O OLHAR DO ESPECIALISTA, DA GESTORA E DOS EGRESSOS
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Metadados
Descrição
O presente artigo traduz o estudo que se ocupou de avaliar o mérito e o impacto inicial da disciplina Projeto de Jornalismo Online, ministrado pelo Curso de Jornalismo, de Instituição de Ensino Superior, localizada no Rio de Janeiro. As questões avaliativas relacionaram-se aos critérios utilizados na contratação de jornalistas online e às contribuições da disciplina para a devida preparação do graduando para o mercado, considerando a estrutura curricular do Curso. A avaliação utilizou-se dos fundamentos da abordagem proposta por Scriven e os indicadores estabelecidos derivaram de estudos analíticos do Projeto, acompanhados das análises da grade curricular do Curso e da proposta pedagógica da disciplina, apoiados na experiência docente acumulada. Em consonância ao Quadro de Critérios, os três instrumentos construídos e validados por especialistas foram dois roteiros de entrevista e um questionário. Os primeiros, aplicados em julho de 2013, respectivamente, ao profissional de seleção e recrutamento de jornalistas online, que atua em empresa de comunicação de grande porte, e à gestora acadêmica da Instituição. O terceiro, um questionário misto autoaplicável, foi respondido, em agosto de 2013, por 13 egressos do Curso, inseridos no mercado como jornalistas online. As questões dos três instrumentos foram inter-relacionadas, tendo em vista a triangulação dos dados. Na construção da resposta à primeira, identificou-se que o mercado considera a qualidade da formação acadêmica, uso das tecnologias online, velocidade no raciocínio e na apuração da informação, além de redação clara e objetiva e familiarização com as tecnologias online. Em relação à segunda questão, concluiu-se que a disciplina Jornalismo Online, por si, não preparou devidamente o graduando para o exercício profissional na área; pois faltou-lhe o apoio de outros elementos curriculares. Como resposta à terceira questão, constatou-se que a aplicação de apenas uma disciplina voltada para este segmento do Jornalismo não qualifica adequadamente os graduandos para o mercado online. Embora o mérito da disciplina tenha sido subtraído, por conta da precariedade das condições acadêmicas, o seu impacto se fez perceber face à inserção do contingente de egressos na condição de jornalistas online. Dentre as recomendações, destaca-se a possibilidade de a avaliação contribuir para o debate acadêmico acerca da importância da disciplina na formação profissional, construindo, desta forma um olhar do online como mais uma modalidade inerente aos Cursos de Jornalismo. Palavras-chave: Avaliação de disciplina. Mérito e impacto. Jornalismo Online. ¹Professora de Jornalismo e Mestre em Avaliação pela Fundação Cesgranrio ²Professora Adjunta no Mestrado Profissional em Avaliação, Fundação Cesgranrio.
ISSN
2178-802X
Autor
TRISTÃO, Rosimeri Figueiredo de Matos | HILDENBRAND, Luci Mary Araújo
Data
21 de julho de 2015
Formato
Identificador
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9745 | 10.22409/ppgmc.v6i6.9745
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidiano Teste
Fonte
Revista Mídia e Cotidiano; v. 6 n. 6 (2015): Revista Mídia e Cotidiano; 200-214 | 2178-602X | 10.22409/ppgmc.v6i6
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion