Descrição
A pesquisa desenvolveu-se em um centro de ensino particular onde a prática pedagógica docente é avaliada por alunos e seus resultados dão fulcro à tomada de decisões do proprietário/gestor escolar. O artigo tem como propósito identificar se a aplicação da avaliação docente, enquanto instrumento de gestão antidemocrática, altera a prática pedagógica docente, influenciando no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia aplicada é qualitativa, embasada em análise fenomenológica, descritiva e bibliográfica, com técnicas de questionário, entrevista despadronizada e observação sistemática para constatar-se ou não a solidez das respostas. Os resultados demonstram que a avaliação docente proporciona, por parte do gestor, docentes e alunos, ações restritivas pedagógicas, retaliadoras hierárquicas, controladoras patronais e punitivas de vinditas, coexistindo, assim, aversão à avaliação por parte dos professores. A avaliação docente não pode restringir a prática pedagógica docente, mas deve se constituir em momento de expectativa pelos sujeitos da instituição para que, com seus resultados, busque-se a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.