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AVALIAÇÃO EX POST DA POLÍTICA PÚBLICA PROEJA NO IFBA CAMPUS SANTO AMARO (BA)
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Metadados
Descrição
A política pública PROEJA – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos –EJA- objetiva oferecer oportunidade de estudos àqueles que não tiveram acesso ao ensino médio na idade regular, constitui-se numa política pública de inclusão social. O presente trabalho consiste numa avaliação ex post dessa política no IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – campus Santo Amaro – BA, curso Técnico em Segurança do Trabalho, com o objetivo de averiguar se e em que medida a sua execução favorece a inclusão socioeducacional do público da EJA, no sentido de contribuir para a integração sociolaboral desses cidadãos e cidadãs. Optamos pela corrente filosófica do materialismo histórico dialético, baseada nas ideias de Marx e Engels, cujas categorias teóricas são fundamentais para compreendermos as contradições inerentes ao processo histórico atual. Elegemos três categorias empíricas de análise: condições de acesso, permanência e conclusão do público-alvo. Aliamos dados quantitativos e qualitativos, coletados através de entrevistas semiestruturadas com as testemunhas-chave da instituição e atividade de Grupo Focal com os estudantes. Constatamos que a forma como a política vem sendo executada consiste numa nova negação dos direitos denegados aos sujeitos da EJA. O objetivo é apontar as nuances que já se apresentam em termos de desvios, distorções, exclusão e negação de direitos devido ao modo de execução da política.
ISSN
1807-1600
Periódico
Colaboradores
grupo Interdisciplinar de pesquisa em Filosofia e Ciências Humanas do IFBA – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus Santo Amaro | IFBA | Universidade Federal de Sergipe-UFS | docentes e técnicos do IFBA
Autor
Flores, Tânia Maria Dantas
Data
6 de setembro de 2017
Formato
Identificador
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5756 | 10.15628/holos.2017.5756
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 HOLOS | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
HOLOS; v. 3 (2017); 75-89 | 1807-1600
Assuntos
Educação | Política Pública; PROEJA; Educação; Exclusão; Inclusão
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion