-
Banco de Dentes Humanos: ética a serviço do ensino e da pesquisa – a experiência da Faculdade de Odontologia da UERJ||Human tooth bank: ethics in the service of teaching and research – the experience of UERJ School of Dentistry
- Voltar
Metadados
Descrição
DOI: 10.12957/interag.2015.21857A utilização de dentes humanos é rotineira na formação profissional e em pesquisas científicas de alta relevância em Odontologia. Um banco de dentes humanos permite que atividades didático-científicas que utilizam dentes humanos sejam realizadas dentro dos preceitos éticos quanto ao uso de material biológico, contribuindo para coibir o comércio de dentes humanos. O objetivo do presente artigo foi abordar questões éticas e legais acerca do emprego de dentes humanos no ensino e na pesquisa em Odontologia e relatar a experiência da Faculdade de Odontologia da UERJ com o projeto Banco de Dentes Humanos, implantado como um projeto de extensão, com caráter multidisciplinar, resultante do trabalho dos estudantes vinculados ao Programa de Educação Tutorial (PET), sob a orientação do professor tutor. O BDH FO-UERJ reforça a indissociabilidade da tríade ensino-pesquisa-extensão e tem tido importante função na formação ética dos estudantes de Odontologia, no suporte às atividades didático-científicas e no estímulo à discussão do tema junto à sociedade.||DOI: 10.12957/interag.2015.21857Human teeth are routinely used in dental education and in relevant research in the field of dentistry. With the support of a tooth bank, educational activities and scientific experiments that depend on natural human teeth are carried out following the ethical guidelines regarding the use of human biological material. Besides, illegal acquisition of human teeth is discouraged. The aim of the present paper is to review ethical and legal aspects of the utilization of natural human teeth in dental education and research and to report the experience of the Tooth Bank Project at the School of Dentistry at the University of the State of Rio de Janeiro, which was set up as a community project. A group of undergraduate students who are linked to the Tutorial Educational Program (TEP) has participated in the implementation and routine of the tooth bank under the guidance of the tutor. The Tooth Bank reinforces the inseparable triad of education-research-community and has played an important role both in ethics education in dentistry and in supporting dental education, research and community activities.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Louzada, Leonardo Navega | Jorge, Roberta Costa | Silva, Kelly dos Santos | Pacífico, Rafael dos Santos Lemos | Dantas, Felipe Fernandes de Paula | Novaes, Stephanie Evellyn Antunes | D’Hyppolito, Izabel Monteiro | Viana, Luana da Silva | Correia, Byanca Ramos de O. | Nascimento, Beatriz Farias do | Americano, Gabriela C. Andrade | Soviero, Vera Mendes
Data
9 de março de 2016
Formato
Identificador
https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/21857 | 10.12957/interag.2015.21857
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Interagir: pensando a extensão; n. 20 (2015): Janeiro-Dezembro; 67-79 | 2236-4447 | 1519-8847
Assuntos
Dentes humanos | Educação | Ética. | Human teeth | Education | Ethics.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion