Descrição
Objetivo: Identificar as principais barreiras enfrentadas para inclusão escolar de crianças com deficiência, na perspectiva dos professores. Metodologia: As pesquisas foram realizadas nos bancos de dados Scopus, Bireme e Pubmed, combinando os termos “children”, “disabled person”, “Social inclusion”, “Disabled Children”, “School”, “Cognitive Dysfunction”, “Psychomotor Disorders”, “Education of Intellectually Disabled”, “Health of the Disabled”, “Persons with Mental Disabilities”, “Intellectual Disability”, “Mainstreaming, Education”. Os artigos foram selecionados utilizando o software Rayyan. Resultados: Foram avaliados professores de crianças com deficiência de escolas públicas e privadas. A amostra inicial foi composta por 3.127 estudos e após os critérios de exclusão foram selecionados 12 artigos, que relataram sobre as barreiras para inclusão a ausência de recursos, conhecimento e estratégias por parte da gestão escolar e professores, falta de ferramentas para atividades pedagógicas e atividades práticas; além da carência de suporte, capacitação pedagógica e discrepância entre a proposta de inclusão presente na Legislação e a realidade vivenciada nas escolas. Conclusão: Apesar da legislação, ainda são necessárias estratégias para a inclusão escolar da criança com deficiência que aumentem este suporte a participação.