-
BASIC DIGITAL LITERACY – REQUIREMENTS AND ELEMENTS||ALFABETIZAÇÃO DIGITAL BÁSICA – REQUISITOS E ELEMENTOS||ALFABETIZACIÓN DIGITAL BÁSICA: REQUISITOS Y ELEMENTOS
- Voltar
Metadados
Descrição
A participação na sociedade requer não apenas educação básica literária e matemática, mas também alfabetização digital básica (COULDRY & HEPP, 2016; BMBF & KMK, 2016). Pesquisas atuais indicam que baixas competências literárias e digitais estão vinculadas (WOLF & KOPPEL, 2017; BUDDEBERG, 2019). 6,2 milhões de adultos com baixa literalidade vivem na Alemanha (GROTLÜSCHEN et al., 2019). Essas pessoas podem ser capazes de escrever e entender palavras ou frases simples ao ler, mas nem frases mais longas nem textos coerentes. No entanto, isso resulta em um risco considerável de exclusão da participação em várias áreas da vida (trabalho, finanças, moradia, decisão informada) (BUDDEBERG, 2019). Devido ao desenvolvimento tecnológico, pessoas com baixo nível de alfabetização digital são sistematicamente (parcialmente) excluídas da participação na sociedade na maior parte do mundo. Isso leva à questão do que define a alfabetização digital para não ser excluído da sociedade por causa da baixa alfabetização digital. Neste artigo, discutimos o que é alfabetização digital - incluindo o conceito de competência - e quais elementos a alfabetização digital básica abrange.||La participación en la sociedad requiere no solo educación básica literaria y matemática, sino también alfabetización digital básica (couldry y hepp, 2016; BMBF y KMK, 2016). La investigación actual indica que las bajas competencias literarias y digitales están vinculadas (WOLF y KOPPEL, 2017; BUDDEBERG, 2019). 6.2 millones de adultos con baja literalidad viven en Alemania (GROTLÜSCHEN et al., 2019). Estas personas pueden escribir y comprender palabras u oraciones simples al leer, pero ni oraciones más largas ni textos coherentes. Sin embargo, esto conlleva un riesgo considerable de exclusión de la participación en diversas áreas de la vida (trabajo, finanzas, vivienda, decisión informada) (BUDDEBERG, 2019). Debido a los desarrollos tecnológicos, las personas con un bajo nivel de alfabetización digital son sistemáticamente (parcialmente) excluidas de la participación en la sociedad en la mayor parte del mundo. Esto lleva a la pregunta de qué es lo que define la alfabetización digital para no ser excluido de la sociedad debido a la baja alfabetización digital. En este artículo discutimos qué es la alfabetización digital, incluido el concepto de competencia, y qué elementos abarca la alfabetización digital básica.||Participation in society requires not only literary and mathematical basic education but also basic digital literacy (COULDRY & HEPP, 2016; BMBF & KMK, 2016). Current research indicates that low literary and low digital competences are linked (Wolf & Koppel, 2017; BUDDEBERG, 2019). 6.2 million adults with low literality live in Germany (GROTLÜSCHEN et al., 2019). These people may be able to write and understand words or simple sentences when reading, but neither longer sentences nor coherent texts. However, this results in a considerable risk of exclusion from participation in various areas of life (work, finance, housing, informed decision) (BUDDEBERG, 2019). Due to technological developments, people with a low level of digital literacy are systematically (partially) excluded from participation in society in most parts of the world. This leads to the question of what it is that defines digital literacy in order not to be excluded from society because of low digital literacy. In this article we discuss what digital literacy is - including the concept of competence - and what elements basic digital literacy encompasses.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Koppel, Ilka | Langer, Sandra
Data
1 de outubro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7354 | 10.22481/praxisedu.v16i42.7354
Idioma
Editor
Direitos autorais
Fonte
Práxis Educacional; v. 16 n. 42 (2020): Educação, currículo e juventudes: dilemas e desafios atuais (out/dez); 326-347 | Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 42 (2020): Educação, currículo e juventudes: dilemas e desafios atuais (out/dez); 326-347 | Práxis Educacional; Vol. 16 No. 42 (2020): Educação, currículo e juventudes: dilemas e desafios atuais (out/dez); 326-347 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
Digital | Alfabetização digital | Competências | Inclusão digital | Digital | Digital literacy | Competences | Digital inclusion | Digital | Alfabetización digital | Competencias | Inclusión digital
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion