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BASTARD IMAGES OF A HYBRID SAINT:: Appropriation and survival of the iconology of Saint Sebastian in Latin American visual culture||IMÁGENES BASTARDAS DE UN SANTO HÍBRIDO:: Apropiación y supervivencia de la iconología de San Sebastián en la cultura visual latinoamericana.||IMAGENS BASTARDAS DE UM SANTO HÍBRIDO:: Apropriação e sobrevivência da iconologia de São Sebastião na cultura visual latino-americana
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Metadados
Descrição
Inspired by Aby Warburg’s montage method, this article analyses the survivals of classical iconologies of Saint Sebastian in Latin American visual culture. Since the early twentieth century, artists from distinct minority artistic and cultural contexts have appropriated Baroque and Renaissance images of Sebastian to explore, above all, a sensitive set of themes and aesthetics such as homoeroticism, death, cultural trauma, and homosexualities. However, the small existing bibliography regarding the intermittencies and reappearances of Saint Sebastian over the last century and in contemporary times has only stopped at investigating minority artistic contexts located in Europe and the United States. In view of this gap, we seek to understand how the classical iconologies of Saint Sebastian have been appropriated and survived in the work of different Latin American artists, revealing a process of iconological inflection that connects and tensions terrains such as religion, sexuality, race, coloniality, and processes of cultural hybridization. To better translate these aesthetic and political tensions, the article explores an idea of “bastard images”. ||Inspirándose en el método de edición de Aby Warburg, este ensayo analiza la supervivencia de las iconologías clásicas de San Sebastián en la cultura visual latinoamericana. Desde principios del siglo XX, artistas de diferentes contextos artísticos y culturales minoritarios se han apropiado de las imágenes barrocas y renacentistas de Sebastião para explorar, sobre todo, un conjunto sensible de temas y estéticas como el homoerotismo, la muerte, el trauma cultural y la homosexualidad. Sin embargo, la escasa bibliografía existente sobre las intermitencias y reapariciones de São Sebastião a lo largo del último siglo y en la época contemporánea sólo se centró en investigar contextos artísticos minoritarios ubicados en Europa y Estados Unidos. Ante este vacío, este estudio busca comprender cómo las iconologías clásicas de San Sebastián fueron apropiadas y sobrevivieron en la obra de diferentes artistas latinoamericanos, revelando un proceso de inflexión iconológica que conecta y tensiona áreas como la religión, la sexualidad, la raza, Colonialidad y procesos de hibridación cultural. Para traducir estas tensiones estéticas y políticas, el ensayo explora la idea de “imágenes bastardas”.||Inspirado no método de montagem de Aby Warburg, este ensaio analisa as sobrevivências das iconologias clássicas de São Sebastião na cultura visual latino-americana. Desde o início do século XX, artistas de distintos contextos artísticos e culturais minoritários têm se apropriado das imagens barrocas e renascentistas de Sebastião para explorar, sobretudo, um conjunto sensível de temas e estéticas como homoerotismo, morte, trauma cultural e homossexualidades. Contudo, a pequena bibliografia existente a respeito das intermitências e reaparições de São Sebastião ao longo do último século e na contemporaneidade se deteve apenas em investigar contextos artísticos minoritários localizados na Europa e nos Estados Unidos. Tendo em vista essa lacuna, este estudo busca compreender como as iconologias clássicas de São Sebastião foram apropriadas e sobreviveram no trabalho de distintos artistas latino-americanos, desvelando um processo de inflexão iconológica que conecta e tensiona terrenos como religião, sexualidade, raça, colonialidade e processos de hibridação cultural. Para traduzir essas tensões estéticas e políticas, o ensaio explora a ideia de “imagens bastardas”.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Marconi, Dieison
Data
26 de fevereiro de 2024
Formato
Identificador
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Revista Cronos | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Revista Cronos; Vol. 24 No. 1 (2023): DOSSIÊ COVID-19: Sociedade e Comunicação; 121-142 | Revista Cronos; Vol. 24 Núm. 1 (2023): DOSSIÊ COVID-19: Sociedade e Comunicação; 121-142 | Revista Cronos; v. 24 n. 1 (2023): DOSSIÊ COVID-19: Sociedade e Comunicação; 121-142 | 1982-5560 | 1518-0689 | 10.21680/1982-5560.2023v24n1
Assuntos
Imagens bastardas | Hibridismo cultural | América Latina | São Sebastião | artigo; | gênero | queer | estudos de imagem; | imágenes bastardas | Hibridación cultural | América Latina | San Sebastian | Artículo | género | queer | estudios de imagen | Bastard images | Cultural hibridity | Latin America | San Sebastian | Article | Gender | Queer | Image studies
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Texto | Text | Texto