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Beginning teachers who teach Mathematics and the determining aspects of their professional development||Professoras iniciantes que ensinam Matemática e os aspectos determinantes de seu desenvolvimento profissional
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Metadados
Descrição
This article presents the results of a qualitative research, developed over five years, whose objective was to investigate the role played by the degree course and school institution in the way Pedagogy teachers face early career dilemmas, especially for teaching Mathematics, which enable or limit professional development. Five teachers formed in public and private institutions participated in the research, who responded to a questionnaire and participated in episodic interviews. The data show gradual changes in the teaching of mathematics motivated by the initial training course. Moreover, the context in which they work influences and may even limit their autonomy in organizing their classes. The conclusion is that the course and the place of performance interfere in the following regulatory aspects of professional development: affinity/aversion to Mathematics; isolation/collaboration; conservatism/change and performance by trial and error versus reflective practice.
||Neste artigo, apresentam-se resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida ao longo de cinco anos, cujo objetivo foi investigar o papel exercido pelo curso de licenciatura em Pedagogia e pela instituição escolar na forma como as professoras enfrentam os dilemas do início da carreira, sobretudo para ensinar Matemática, que possibilitam ou limitam o desenvolvimento profissional. Participaram da pesquisa cinco professoras formadas em instituições públicas e privadas que responderam a um questionário e participaram de entrevistas episódicas. Os dados evidenciaram mudanças graduais no ensino de Matemática motivadas pelo curso de formação inicial. E ainda, que o contexto de atuação influencia e pode até mesmo restringir a autonomia na organização das aulas. Conclui-se que o curso de licenciatura e a instituição escolar interferem nos seguintes aspectos reguladores do desenvolvimento profissional: afinidade/aversão à Matemática; isolamento/colaboração; conservadorismo/mudança e atuação por ensaio-e-erro versus a prática reflexiva.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Costa, Andressa Florcena Gama da | Morelatti, Maria Raquel Miotto
Data
24 de abril de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/26226 | 10.5585/48.2024.26226
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Andressa Florcena Gama da Costa, Maria Raquel Miotto Morelatti | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Dialogia; n. 48 (2024): Fluxo contínuo; e26226 | 1983-9294 | 1677-1303
Assuntos
teacher education; initiation to teaching; professional development; mathematics education. | formação de professores; iniciação à docência; desenvolvimento profissional; ensino de matemática
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion