-
Being a teacher: Representations and identities in the context of visual culture||Ser professora: representações e identidades no contexto da cultura visual
- Voltar
Metadados
Descrição
The theme of this reflection is the deconstruction of a pattern that regulates the professor be artifacts from the visual culture of an institution of higher education. So, were used as a data source interviews with teachers the newly entering as employees at the Federal University of Goiás - UFG, which I include myself both as researcher and as respondent, and as new entrant in the same institution. For all I was asked "Do you consider yourself an educator?"; as a second source, we analyzed the Journal UFG in its commemorative 50th edition, searching from the photographs of his teachers, as the institution constructs representations of them. As a result, the analyzes will be presented dialogued with bibliographical references aiming to understand how some representations of what being a university professor teaching practice interfere with the researcher.||A temática desta reflexão trata da desconstrução de um padrão que normatiza o ser professor universitário a partir de artefatos da cultura visual de uma instituição de ensino superior. Para tanto, foram utilizadas como fonte de dados entrevistas realizadas com professores/as colaboradores/as, recém ingressantes, na Universidade Federal de Goiás – UFG, entre os/as quais a pesquisadora se inclui tanto como respondente, quanto como recém ingressante na mesma instituição. Para todos/as foi perguntado “Você se considera educador/a?”; como segunda fonte, foi analisado o Jornal UFG, na sua comemorativa 50a edição, buscando a partir das fotografias dos/as seus/suas professores/as, como a instituição constrói as representações deles/as. Como resultados, serão apresentadas as análises dialogadas com referenciais bibliográficos objetivando compreender como algumas representações sociais do que é ser professor universitário interferem na prática docente da pesquisadora.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Satler, Lara Lima | Martins, Alice Fátima
Data
26 de março de 2013
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/7397 | 10.5902/198373487397
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Revista Digital do LAV; No. 10 (2013): Revista Digital do LAV - Ano VI – Número 10 – Março de 2013; 152-176 | Revista Digital do LAV; n. 10 (2013): Revista Digital do LAV - Ano VI – Número 10 – Março de 2013; 152-176 | 1983-7348 | 1983-7348
Assuntos
Visual Culture | Social representation | Being a university professor | Cultura Visual | Representação social | Ser professora universitária
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion