-
Being a teacher today: new confrontations between knowledges, cultures and practices||Ser profesor/a hoy: nuevas confrontaciones entre saberes, culturas y prácticas||Ser professor/a hoje: novos confrontos entre saberes, culturas e práticas
- Voltar
Metadados
Descrição
In recent years, there has been intense discussion about building the teachers’ professional identity and the components of the teaching work, as well as questions related to educators’ formation, both, initial and continued, placing teachers in the center of controversy about the current set of problems in Brazilian education. This article focuses the analysis of the challenges that teachers and the teaching work are called to face before the requirement of resignification of the contemporary school. It starts from the current crisis in the school education to discuss the relationship between cultures, multiculturalism and education in the present day society. It assumes the importance of the interculturality and introduces the implications of this perspective for the quotidian of the school and teachers’ formation. It was produced within the context of the researches of the Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Cultura/s (GECEC), from Post-Graduation in Education of PUC-Rio, with the support of CNPq.||En los últimos años ha sido intensa entre nosotros la discusión sobre la construcción de la identidad profesional de los profesores/as y los componentes del trabajo docente, así como sobre las cuestiones relativas a la formación, tanto inicial como continuada de los educadores y educadoras. Los profesores y profesoras están en evidencia y en el centro de las controversias sobre la problemática actual de la educación brasileña. Este artículo tiene como foco analizar algunos desafíos que los profesores/as y el trabajo docente están llamados a enfrentar en la perspectiva de la exigencia de re-significación de la escuela en la contemporaneidad. Parte de la crisis actual de la educación escolar. Discute las relaciones entre culturas, multiculturalismos y educación en la sociedad actual. Asume la importancia de la interculturalidad y presenta algunas implicaciones de esta perspectiva para el cotidiano escolar y la formación de profesores/as. Está producido en el contexto de las investigaciones que venimos realizando a través del Grupo de Estudios sobre Cotidiano, Educación y Cultura/s (GECEC, vinculado al programa de posgrado en educación de la PUC-Rio, con el apoyo del CNPq.||Nos últimos anos tem sido intensa entre nós a discussão sobre a construção da identidade profissional dos professores e os componentes do trabalho docente, assim como sobre as questões relativas à formação tanto inicial como continuada dos educadores e educadoras. Os professores estão em evidência e no centro das controvérsias sobre a problemática atual educação brasileira. Este artigo tem como foco analisar alguns desafios que os professores e o trabalho docente estão chamados a enfrentar na perspectiva da exigência de ressignificação da escola na contemporaneidade. Parte da crise atual da educação escolar para discutir as relações entre culturas, multiculturalismos e educação na sociedade atual. Assume a importância da interculturalidade e apresenta algumas implicações desta perspectiva para o cotidiano escolar e a formação de professores. Está produzido no contexto das pesquisas que vimos realizando através do Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Cultura/s (GECEC, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio), com o apoio do CNPq.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Candau, Vera Maria Ferrão
Data
19 de março de 2014
Formato
Identificador
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/15003 | 10.15448/1981-2582.2014.1.15003
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Educação; Vol. 37 No. 1 (2014): Dossier: Teaching, cultural and human formation processes; 33-41 | Educação; Vol. 37 Núm. 1 (2014): Dosier: Enseñanza, procesos culturales y formación humana; 33-41 | Educação; v. 37 n. 1 (2014): Dossiê - Docência, processos culturais e formação humana; 33-41 | 1981-2582 | 0101-465X | 10.15448/1981-2582.2014.1
Assuntos
Professional identity. Teacher education. Interculturality. | Trabajo docente. Educación escolar. Formación de professores. Educación y multiculturalismos. | Identidade profissional. Formação docente. Interculturalidade.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion